Ostentação que nada! Saiba mais sobre o 'luxo silencioso', nova tendência dos multimilionários
Milionários estão trocando a extravagância por um estilo mais discreto
Itens e peças de luxos discretas, sem cores chamativas, detalhes extravagantes ou símbolos aparentes têm ganhado cada vez mais espaço entre os multimilionários que não querem ser vistos como pessoas que ostentam.
Popularmente conhecido como luxo silencioso, luxo discreto ou até luxo quieto, a nova tendência dos milionários consiste em comprar itens absurdamente caros, mas tão sutis que somente pessoas da mesma classe percebem que são caros.
A tendência pode ser comparada com o figurino dos personagens da série Succession, da plataforma HBO Max. Na produção, os Roys, que fazem parte de uma família da elite norte-americana, aparecem com visuais sóbrios e sutis de marcas como Brioni, Ermenegildo Zegna e Giorgio Armani.
Embora na grande maioria das vezes as marcas utilizadas pelos super-ricos na vida real também sejam marcas de luxo como Gucci, Louis Vuitton, Loro Piana, Hermès, MaxMara, The Row e Bottega Veneta, dentro dessa tendência, não há lugar para extravagância.
Nada deve ser notado
Ultimamente, em Hollywood, segundo o The New York Times, os super-ricos sinalizam a elegância doméstica com pequenos detalhes decorativos, como um interruptor de desligar luz de US$ 220 (R$ 1.068, na contação de hoje) fabricado pela empresa inglesa Forbes & Lomax.
Como visto, os preços dos itens utilizados continuam exorbitantes e acessíveis apenas para uma pequena parcela da população, mas para os adeptos do luxo silencioso, o que vale mesmo é investir em produtos que não 'exalam' o seu custo elevado.