Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tributar varejistas estrangeiras é valorizar o Brasil; leia artigo

O não recolhimento correto dos tributos impacta toda a sociedade e desestimula o empreendedorismo

21 abr 2023 - 04h10
(atualizado às 05h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Compras internacionais realizadas por pessoas físicas vêm aumentando ano a ano, impulsionadas por plataformas de e-commerce, especialmente as chinesas. Pesquisa da NielsenIQ Ebit apontou que no primeiro semestre do ano passado, dos quase 50 milhões de consumidores brasileiros que disseram ter o hábito de comprar online, mais da metade afirmou consumir de lojas estrangeiras.

A atratividade das plataformas fica por conta dos preços baixos e do prazo relativamente curto de entrega. O tema, contudo, é complexo e preocupa varejistas brasileiros; o que vemos, na prática, é uma concorrência desleal tributária, pois grande parte dessas empresas não recolhe os impostos devidos. Assim, fica difícil para o comerciante nacional competir de igual para igual nos valores repassados ao consumidor.

Nas redes, usuários dizem que uma eventual taxação iria contra a lógica do livre mercado. Mas o que está em jogo, na realidade, é a competitividade justa. E é sempre importante lembrar que a evasão fiscal reflete negativamente em toda a sociedade, levando a um menor investimento em serviços públicos que atendem toda a população.

O assunto deve ser contemplado pela reforma tributária. O problema é que ela prevê uma transição gradual e longa, que pode levar anos. O varejo brasileiro não pode esperar tanto tempo, porque o não recolhimento correto dos tributos impacta toda a sociedade e desestimula o empreendedorismo nacional.

Nosso país é conhecido por sua gente criativa e trabalhadora, que está sempre desenvolvendo negócios novos. Diante de um cenário desses, porém, não há criatividade e força de vontade que resistam. / LENINHA PALMA É PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CAEDU E CONSELHEIRA DO INSTITUTO PARA DESENVOLVIMENTO DO VAREJO (IDV)

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade