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Whirlpool atualiza a marca Brastemp para se conectar com consumidores jovens

Campanha publicitária quer fisgar compradores trazendo para a discussão temas como etarismo, nova configuração das famílias e acesso à universidade; intenção é conectar os eletrodomésticos à vida real das pessoas

13 set 2023 - 18h06
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Há mais de 60 anos no mercado e sinônimo de produto de qualidade com o bordão "Não é assim uma Brastemp", a marca líder em vendas de geladeiras, fogões e lavadoras, quer conquistar os consumidores mais jovens, de 18 a 24 anos de idade. Além disso, se propõe a acompanhar as transformações da sociedade brasileira, aceleradas pela pandemia.

Neste mês, foi iniciada uma campanha publicitária para reposicionar a marca, uma jornada que deverá durar alguns anos, segundo os dirigentes da Whirlpool, que é dona da Brastemp.

A última vez que houve uma atualização da marca foi em 2017. Na época, a assinatura, que era "Brastemp, sem comparação", mudou para "Sem dúvida, Brastemp". Agora, a nova assinatura da marca é "Brastemp é outro mundo".

Gustavo Ambar, gerente-geral da companhia no Brasil, explica que o reposicionamento da marca ocorre para espelhar o que é hoje a sociedade brasileira. No entanto, a intenção não é perder a referência com o público mais tradicional da Brastemp. "Estamos tentando avançar algumas casas."

O executivo não revela as cifras investidas na campanha nem a expectativa de vendas por conta das mudanças. Ambar limita-se a dizer que gastou de 30% a 40% a mais em marketing em relação à média dos últimos três anos.

Novos produtos

Além da campanha publicitária, da nova tipografia do logotipo, da criação de um avatar para conversar com a nova geração de consumidores, a Whirlpool aumentou o número de lançamentos para suportar o reposicionamento da marca.

Nos últimos 17 meses foram cerca de 50 novos produtos, ante a média de 25 a 30 lançamentos entre 2019 e 2021. Na lista de novos produtos, estão lavadoras de carga superior com controles na tampa, lava e seca, geladeiras premium, forno de fogão com função air-fryer, lavadoras com abertura frontal, entre outros.

Ambar diz que a lavadora com abertura frontal será fabricada na unidade da empresa que fica na Argentina e será vendida aqui com preços mais competitivos do que os da concorrência.

Quanto ao impacto da mudança do reposicionamento da marca Brastemp nas vendas, Ambar está otimista. Nos últimos dois anos, a indústria de linha branca acumula queda de 25% em número de peças. No entanto, desde julho está em processo de retomada e crescimento.

O executivo pondera que não se trata de um crescimento super expressivo, mas de 3% a 4%. Só que, nesse contexto, a Whirlpool está num processo de aumento de participação de mercado. "Essa mudança já mexeu e vai mexer mais", afirma.

Estadão
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