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Apenas 40% das empresas atuam contra vazamento de dados

Com ataques cibernéticos recorrentes, organizações e clientes são prejudicados

4 out 2022 - 03h00
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Foto: Adobe Stock

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) realizou uma pesquisa sobre vazamento de dados e constatou que apenas 4 em cada 10 empresas brasileiras adotam medidas  para se proteger dessa prática. A análise ouviu mais de 4 mil empresários.

As iniciativas contra o vazamento de informações e ataques de hackers cresceram 42% desde o início da pandemia, e esse movimento se deve a maior incidência desse tipo de problema. Somente durante o primeiro semestre de 2022, ocorreram quase 3 milhões de ataques cibernéticos, o que representa uma alta de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O levantamento também apontou que as companhias de informação, tecnologia e comunicação são as empresas que mais se preocupam com ataques, seguidas das empresas de logística e comércio. 

Falta prevenção para evitar o problema

Embora o número de ataques e vazamentos de dados tenha apresentado crescimento ao longo dos últimos anos, a preocupação com o assunto e ações desenvolvidas, de fato, para prevenir esse tipo de ameaça ainda não acompanham a alta das ocorrências. 

"Nossa função como empresa é entender as dores atuais dos clientes e levantar o maior número de informações possíveis junto com seus objetivos para, a partir disso, fazer um diagnóstico com o objetivo de validar o cenário apontado pelo cliente e encontrar novas vulnerabilidades do sistema, além de testes que simulam ataques, para entender as falhas no ambiente de dados da organização e, em seguida, indicar as ações que devem ser implementadas para corrigir esses gaps”, sinaliza Thiago Cabral, especialista em segurança digital.

Empresas precisam investir em planos de prevenção

Para evitar o vazamento de dados e promover maior segurança aos ambientes digitais, as companhias devem investir em planos de prevenção. 

“A nossa função como uma empresa de segurança digital é fazer um diagnóstico, para encontrar as vulnerabilidades do sistema, além de testes que simulam ataques, para entender as falhas nos sistemas da organização e, em seguida, indicar as ações que devem ser implementadas para corrigir esses gaps”, pontua. 

Ataques e vazamentos de dados podem causar inúmeros prejuízos para as organizações e consumidores, tanto do ponto de vista da imagem de uma empresa, fazendo com que ela perca clientes e, consequentemente, valor de mercado, como também resultar em processos e penalizações, pois com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a multa pode chegar a chegar a 2% do faturamento anual da empresa, limitada a R$ 50 milhões por cada infração cometida. 

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