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Brasileiros perdem muito dinheiro para comprovar quem são 

Complexidade para as pessoas provarem quem são afeta acesso a serviços financeiros, ensino e saúde

30 ago 2022 - 02h00
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Foto: Adobe Stock

De serviços públicos aos privados, o país desperdiça acesso a consumo, saúde, ensino, trabalho e serviços financeiros devido à complexidade para as pessoas provarem quem são. Enquanto 98% da população afirma já ter enfrentado alguma dificuldade para comprovar a própria identidade, 94% declaram já ter perdido tempo e 84% relatam ter sofrido prejuízos financeiros. 

Neste cenário, situações envolvendo bancos lideram, com 93% dos brasileiros que se queixam de já ter enfrentado dificuldades ligadas à sua identificação em serviços bancários. Os dados são da pesquisa inédita “Qual o custo de provar que você é você”, encomendada pela Unico, empresa de identidade digital, ao Instituto Locomotiva.

A pesquisa mostra que o excesso de entraves para as pessoas se identificarem atrapalha e gera custos, em um momento em que um número recorde de alta inadimplência é registrado no país. Ao menos, 66,8 milhões de consumidores ― 4,6 milhões a mais que em agosto de 2021, segundo dados da Serasa Experian ― não conseguem pagar suas contas e dívidas, tanto financeiras quanto de serviços básicos como água, luz, gás e varejo.

Foto: Reprodução

“Os dados da pesquisa mostram a enorme oportunidade que temos de destravar um potencial que vem sendo limitado por formas ineficientes de autenticação de identidades. Muitas vezes é necessário ir presencialmente e portando documentos em papel para ter acesso a serviços online, o que é uma contradição. Nossa economia está se tornando cada dia mais digital e demanda novas formas de identificação, garantindo às pessoas acesso, oferecendo mais facilidade e garantindo que estejam protegidas”, avalia Paulo Alencastro, cofundador e VP executivo da Unico.

O executivo lembra que até 2025 o comércio eletrônico deverá crescer 55% em todo o mundo e, nesse mesmo período, o aumento esperado somente no Brasil é de 95%, segundo estimativa da Global Payments Report.

Resultado da pesquisa surpreende especialistas

 Para realizar a pesquisa “Qual o custo de provar que você é você”, o Instituto Locomotiva ouviu, entre os meses de abril e maio de 2022, um total de 1.561 pessoas, em todo território nacional, com mais de 18 anos, das classes A à D e com acesso à internet. O objetivo foi conhecer as percepções e as dificuldades da população ao acessar bens e serviços públicos e privados, tanto em instituições tradicionais quanto nas que já nasceram digitais.

“A pesquisa surpreendeu ao mostrar que o índice de indivíduos que enfrentam dificuldades para provar quem são é alto em todas as classes, regiões e situações analisadas. É um problema percebido por impressionantes 98% da nossa população”, afirma Renato Meirelles, CEO do Instituto Locomotiva. 

Foto: Reprodução

Meirelles ressalta também que, mesmo com o aumento da oferta de serviços e produtos digitalmente, o percentual de pessoas que relatam ter tido problemas no último ano segue elevado: 87%.

Ainda de acordo com o levantamento realizado por Unico e Locomotiva, embora na percepção das pessoas a complexidade seja maior no setor público, também é expressivo no setor privado: dois terços afirmam enfrentar burocracia ao se autenticarem junto a empresas.

Os principais entraves identificados

Liderando o ranking das áreas em que os brasileiros mais declararam já ter enfrentado burocracia para se identificar estão serviços financeiros e bancos (93%), senhas (91%), órgãos públicos e cartórios (85%) e consumo (81%). Outros destaques da pesquisa:

Bancos

93% afirmam que tiveram problemas para se identificar em algumas situações cotidianas bancárias e financeiras, sendo as principais:

  • • 72%, por ter que ir presencialmente para liberar cartão de crédito ou cadastrar o celular para conseguir usar o aplicativo
  • • 71% por ir presencialmente ao Banco só para levar/ assinar/solicitar documentos

Senhas

91% afirmam que tiveram problemas para se identificar ao usar senhas, e 77% dizem já ter perdido tempo e 45% já ter perdido dinheiro por conta dessas situações, sendo as principais:

  • • 85% tiveram que solicitar a recuperação/alteração de senhas esquecidas
  • •80% tiveram que anotar senhas de forma não segura (Papel/ Bloco de Notas/ Celular) para não se esquecer delas

Consumo

81% já enfrentaram burocracia para comprovar sua identidade em situações de consumo, e 65% dizem já ter perdido tempo e 61% já ter perdido dinheiro por conta delas, sendo as principais:

  • • 49% deixaram de trocar um produto ou mercadoria pela necessidade da apresentação da nota fiscal e não ter mais esse documento
  • • Quase metade da população (48%) pagou mais caro para comprar algum produto online em lojas que já tinham cadastro para evitar perder tempo se registrando em novo estabelecimento
  • • 42% desistiram de comprar algum produto ou contratar algum serviço porque não quiseram fazer o cadastro

Estudos, Trabalho e Saúde

  • • 67% já perderam um dia de trabalho porque estava resolvendo problemas relacionados à identificação, como ir presencialmente levar ou assinar documentos ― associados ao trabalho ou não
  • • Essas situações também fizeram com que 64% não comparecessem a alguma aula, percentual que chega a 77% entre os jovens de 18 a 26 anos.
  • • 28% deixaram de fazer matrícula em uma instituição de ensino por estar sem algum documento solicitado
  • • 31% perderam alguma oportunidade de trabalho ou curso porque não tinham documento de comprovação de conclusão de cursos anteriores ― sendo 10% no último ano (entre os desempregados o percentual sobe para 27% nos últimos 12 meses)
  • • 32% já deixaram de se cadastrar em programa social por falta de documento. Na classe D, o impacto é ainda maior: 37%
  • • 33% já deixaram de fazer uma consulta ou procedimento médico por não conseguirem comprovar sua identidade ― 40% tinham entre 30 e 45 anos e 42% são da classe D
  • • 15% não pode viajar por estar sem o passaporte / documento de identificação
  • • 15% também não pode viajar por estar sem o comprovante de vacina ou passaporte vacinal

Novas formas de identificação

O levantamento “Qual o custo de provar que você é você" põe luz no desperdício de oportunidades de crescimento econômico devido à dificuldade de comprovação da identidade e, ao mesmo tempo, demonstra o quanto é possível avançar com a criação de um ecossistema de identidade digital capaz de trazer mais facilidade e segurança, ampliando acesso das pessoas a produtos e serviços diversos. 

Para 89% dos entrevistados, as burocracias relacionadas a provarem quem são poderiam ser reduzidas com maior uso de tecnologias de identidade digital, sem a necessidade de documentos físicos, e 85% adorariam não ter que decorar senhas, utilizando tecnologias de identificação mais seguras. 

Sete em cada dez brasileiros são a favor da utilização de formas digitais de identificação, como o reconhecimento facial, para acessar lojas ou serviços de sua escolha. “A biometria facial oferece mais agilidade e segurança para verificar identidades e é hoje a principal solução utilizada para sustentar diversas plataformas digitais, serviços eletrônicos e sistemas de pagamento digitais”, explica Alencastro.

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