Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Consumidores preferem restaurantes com práticas sustentáveis

Consumidores demandam práticas sustentáveis, aponta estudo

20 set 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Innovapack / Divulgação

Os consumidores brasileiros estão se tornando mais conscientes sobre as questões ambientais, e com isso podem passar a procurar restaurantes que tenham essa preocupação: 74% dos consumidores já deixaram de ir a um bar, restaurante ou pedir comida via delivery por conta do estabelecimento não aplicar práticas sustentáveis, aponta pesquisa. 

O levantamento, realizado pela fornecedora de embalagens Innovapack, contou com 600 pessoas, de forma online, em todos os estados do país. 

Quando  questionados sobre o que torna um negócio de alimentos sustentável, 60% considera ter fornecedores com iniciativas voltadas ao meio ambiente como a principal característica. 

Entre outros fatores que tornam um estabelecimento alimentício sustentável, estão: reciclagem (56,8%), não desperdiçar muita comida (49%) e ter utensílios biodegradáveis (43,6%). 

“Isso indica que o comportamento do consumidor está cada vez mais voltado à práticas sustentáveis, tanto dentro quanto fora de casa, na hora de preparar sua alimentação ou fazer um pedido em restaurantes via delivery. O mercado exige mudanças efetivas quanto aos compromissos ambientais dos estabelecimentos”, afirma Marcelo Gaspar, diretor geral da Innovapack. 

Como restaurantes estão de adaptando para se tornar mais sustentáveis 

Em 2020, foram descartadas mais de 13 toneladas de lixo plástico no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). Alguns restaurantes e redes de delivery já estão se adaptando para se tornar mais sustentáveis e reduzir esse problema. 

A Home Sushi Home, franquia especializada em delivery de comida japonesa, fechou neste ano uma parceria com a Eureciclo, startup especializada em logística reversa. O objetivo é promover a reciclagem dentro das empresas com a compensação de toneladas de papel-cartão utilizado por região onde a franquia está presente. 

Com a parceria, a Home Sushi Home estima compensar mais de 27 toneladas de papel-cartão por ano e incentivar outras empresas de delivery a mudar suas práticas ligadas à sustentabilidade. 

Os insumos de papel são uma alternativa ao plástico. O Açougue Vegano, primeira rede de franquias de restaurantes veganos do Brasil, trocou as embalagens de delivery da rede, antes de plástico, por embalagens de papel. 

A Innovapack, fornecedora de embalagens da cadeia de alimentos, está lançando toda uma linha de produtos feitos de papel cartão que pode ser reciclado. Todos os itens da linha, que vão de colher a potes e bandeja, se degradam na natureza entre 12 e 18 meses. 

“A ideia era começar a procurar alternativas para produtos que são questionados mundialmente por serem de pouco uso, que são descartados, geram muito lixo e levam muitos anos para se decompor”, contou Cláudio Gonçalves, diretor comercial da Innovapack.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade