Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja como a tecnologia pode proteger sua casa nas férias

Soluções tecnológicas para proteger sua casa durante as férias de julho

21 jul 2022 - 01h30
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Intelbras / Reprodução

Com as férias escolares, muitas pessoas se planejam para curtir uns dias de folga ao lado da família. Mas, quem decide viajar nesse período, deve tomar alguns cuidados para manter a casa protegida.

Algumas medidas de prevenção, como a manutenção correta do imóvel e a instalação de dispositivos que ajudem a impedir o acesso de pessoas não autorizadas, são práticas desde sempre recomendadas para evitar situações indesejadas.

Se você já adotou diversas atitudes preventivas relacionadas a seu imóvel, durante as férias é importante manter em sua casa ou escritório o mesmo nível de segurança que nos demais períodos do ano.

Veja agora, como se prevenir e deixar sua residência segura nas férias, fazendo um checklist.

1. Identifique os pontos vulneráveis da residência

O primeiro passo é olhar para os pontos de acesso ao local, como trancas e fechaduras. Caso estejam vulneráveis, você precisa corrigi-las antes de deixar o ambiente.

Confira se os acessos para dentro da sua casa estão devidamente trancados. Uma dica é não colocar cadeados voltados para o lado de fora do portão, pois isso revela que não há ninguém na residência. Outra medida importante para aumentar a segurança é trancar as portas internas da residência, pois dificulta a circulação no local.

2. Invista em soluções de segurança eletrônica

Para aprimorar a segurança da residência, investir em tecnologia é necessário. Existem várias soluções possíveis, que podem ser integradas aos poucos. Você pode começar pelos alarmes e sensores de movimento. 

Depois, pode ser interessante adquirir detectores de fumaça e gás. Por fim, fechaduras digitais e videoporteiros podem aumentar ainda mais a segurança de sua residência.

3. Alarmes e sensores

Um sistema de alarmes e sensores é um conjunto de equipamentos que verificam movimentações em horários não permitidos ou emitem sinais de emergência com o objetivo de alertar sobre alguma ação suspeita que possa ter ocorrido no ambiente. Por chamarem rapidamente a atenção da polícia ou de uma equipe de segurança, são excelentes para uso na prevenção, coibindo a ação de criminosos.

Um estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA) apontou que 80% dos assaltantes avaliam se uma residência apresenta alarmes ― e apenas 13% seguem com a ação criminosa mesmo reconhecendo a presença desses aparelhos. 

Nesses casos em que o criminoso resolve continuar com o crime, o resultado costuma ser positivo para quem instalou o equipamento. Segundo uma pesquisa da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos), 94% das tentativas de furtos e roubos em locais que contêm alarmes acabam fracassando.

Os alarmes mais atuais costumam ter funcionalidades que facilitam a instalação e evitam que seja necessário fazer obras ou reformas na residência. Um exemplo é o sistema 8000 da Intelbras, que conta com bateria de longa duração, instalação sem fios e possibilidade de conexão via Wi-Fi ou Ethernet. 

Para garantir a segurança e a privacidade das famílias, alguns sistemas de alarme contam com o recurso de fotoverificação com infravermelho. Funciona assim: ao perceber um evento suspeito, o sensor tira uma foto sem flash do ambiente monitorado e a envia para o aplicativo do usuário, que então pode confirmar a ocorrência do evento. Além disso, ao adicionar a função bidirecional nos equipamentos é possível fazer com que a central se comunique com o sensor e vice-versa. 

4. Videoporteiro 

Ao sair de férias é importante não dar sinais de que a casa está desocupada, principalmente se a viagem for de longa duração. Avisar para alguém de sua absoluta confiança, como um vizinho, amigo ou familiar próximo, a fim de que possa conferir a residência em alguns momentos já ajuda bastante.

Se o prédio ou condomínio contar com serviço de portaria e segurança, também é aconselhável avisar o profissional responsável de que você vai se ausentar, já que ele não permitirá nenhum tipo de visita à sua casa, exceto o contato autorizado.

Outra possibilidade é instalar um videoporteiro. Alguns modelos notificam o usuário pelo celular e permitem abertura de portas e portões via aplicativo. Mesmo desativando a função de captação de imagens ao viajar, você pode visualizar o ambiente externo quando desejar, por meio de aplicativo no smartphone. A solução também fotografa quem passa na frente da câmera e envia a imagem para seu celular.

Além de todos esses cuidados, nunca se deve deixar a chave da residência embaixo do tapete da entrada ou em vasos próximos à porta. Se você mora em um condomínio, não deixe as chaves na portaria. Com o uso do videoporteiro, uma pessoa de confiança pode ser facilmente identificada e entrar na casa sem necessidade de ter a chave.

5. Fechadura inteligente pode substituir a chave

Outra possibilidade é instalar fechaduras digitais e dar acesso à pessoa que está autorizada a entrar em sua residência ― sendo, inclusive, um equipamento interessante para quem aluga a casa enquanto viaja.

Há quatro possibilidades de acesso oferecidas por essa tecnologia: senha numérica, que pode ser temporária para visitantes permitindo apenas um acesso; leitor de proximidade, que funciona pela aproximação de uma tag ou cartão com chip; leitor biométrico, que possibilita acessar o ambiente por meio da digital cadastrada no sistema; e aplicativo via conexão bluetooth ou internet, em que o proprietário pode liberar a porta, criar senha, cadastrar usuário, saber os horários de cada acesso realizado e identificar quem entrou no local.

6. Detectores de fumaça e gás

Entre os equipamentos para os quais as pessoas não costumam dar muita importância estão os detectores de fumaça e de gás. Eles disparam um alarme sonoro em caso de detecção de fumaça ou gás no ambiente onde estão instalados e podem enviar notificação para o smartphone. Ter esses dispositivos em sua casa permite uma rápida resolução de problemas e pode evitar acidentes graves.

Existem ainda outras soluções, como as câmeras de monitoramento tanto internas quanto externas e equipamentos de iluminação inteligente, que, por meio de suas rotinas, podem dar a sensação de que há alguém na casa em alguns horários do dia.

Seguindo essas dicas e adotando as soluções comentadas, é pouco provável que a sua residência seja alvo de criminosos, já que eles dificilmente vão querer correr o risco de invadir um local monitorado. Com seu lar mais seguro, sua única preocupação será decidir quais lugares quer conhecer na sua viagem.

(*) Tiago Andrade é gerente do segmento de sensores da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade