86% dos negócios já utilizam o Pix como método de pagamento
Resultado vem de pesquisa realizada pelo Sebrae. Confira as vantagens de adotar o Pix como método de pagamento em seu negócio!
Lançado em novembro de 2020, o Pix já possui um grande apelo do público consumidor e principalmente dos empreendedores. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae, 86% dos negócios já utilizam o Pix como método de pagamento, tendo como público fiel os comerciantes que adotaram essa prática.
Sua popularidade também se deve à facilidade de pagamento. Pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, são os principais beneficiados, já que as transações acontecem sem nenhum tipo de custo. Outros modelos de empresas também possuem direito garantido ao Pix, no entanto, é possível que as instituições realizem pequenas cobranças pelas transações.
O Pix como método de pagamento já é tão querido que, atualmente, possui o título de 3º método de pagamento preferido dos consumidores, perdendo apenas para o dinheiro em espécie e para o cartão de débito.
Recentemente, o Pix também fez história e vem garantindo muitos benefícios para aqueles empreendedores que o utilizam como método de pagamento em suas transações.
"No final de dezembro, o Pix bateu recorde de transações em um único dia com mais de 51,9 milhões de transações. Essa funcionalidade foi muito bem adotada pelos pequenos negócios, principalmente pelos negócios mais simples e em localidades de difícil acesso, além de contribuir de forma abrangente para redução das perdas de faturamento. A facilidade gerada pelo sistema de pagamentos serve também como um incentivo à formalização de pequenos negócios", explica a analista do Sebrae Rio, Maria Claudia Vianna.
Quais são as vantagens de utilizar o Pix como método de pagamento em seu negócio?
Para os empreendedores que ainda possuem dúvidas sobre os benefícios deste método de pagamento, o Sebrae elencou as principais vantagens para negócios. Confira a seguir!
- Pagamentos e recebimentos instantâneos: o cliente pode cadastrar a chave Pix com CNPJ da empresa, usar o número do telefone, e-mail, CPF ou criar uma chave. Existe até mesmo a possibilidade de leitura do QR Code ou dados da conta. Atenção: não existe limite na transação entre pessoas físicas e empresas. Neste caso, para evitar fraudes, a instituição financeira pode colocar travas, valores limites a critério da própria instituição ou conforme solicitação do correntista;
- Transferências entre pessoas: pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico; pagamento de prestadores de serviços; pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores; recolhimento de receitas de Órgãos Públicos, pagamento de cobranças; pagamento de faturas de serviços públicos, como energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água; e recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social;
- Facilidade de gestão do fluxo de caixa: o empreendedor pode utilizar-se das informações de recebimentos pelo Pix para melhorar a visibilidade e a previsão do caixa, ao mesmo tempo que ajuda a gerenciar o risco. Também pode auxiliar as empresas a cortarem custos, reduzindo a sua dependência de serviços de pagamento eletrônico mais caros, como DOC e TED;
- Mais segurança: o Pix também reduz parte do risco associado às vendas, especialmente para as empresas que negociam direto com o consumidor final. Como os pagamentos são imediatos, é possível reduzir os riscos de fraude;
- Vantagem competitiva: pagamentos instantâneos podem permitir às empresas ganharem vantagem competitiva no mercado e conveniência para pagamento, seja por QR Code ou Chave Pix.