Afya lança fundo de CVC e já tem sua 1ª investida
A iniciativa prioriza startups seed e série A para desenvolver oportunidades de transformação para a Afya em saúde e educação
A Afya, grupo brasileiro de educação em saúde e healthtechs, acaba é a mais nova integrante do clube do CVC - ou corporate venture capital. A companhia não revelou o montante total disponível para o veículo de investimento em startups, mas afirma que o intuito é fomentar o empreendedorismo e materializar o compromisso da marca com as pessoas, mercado e ideias inovadoras.
"A iniciativa busca, por meio de investimentos minoritários e priorizando startups em estágio seed e série A, desenvolver oportunidades de transformação para a Afya em saúde e educação no médio e longo prazo, reduzindo o tempo de reação às mudanças do mercado e ampliando a visão em áreas de tecnologia emergentes, criando, assim, diferenciação competitiva", afirma Bruno Scolari, diretor de inovação da Afya, em nota.
A primeira investida é a Lean Saúde, plataforma de gestão de saúde aliada à inteligência de dados. A startup apresenta dois grandes atrativos para o modelo da Afya. O módulo de gestão de saúde trará mais eficiência às seguradoras e corporações, permitindo reduzir custos e gerar oportunidades para os médicos do ecossistema Afya prestarem serviços para as demandas da Lean. Já o módulo de predição, ainda em desenvolvimento, utiliza análise de dados de saúde populacional e específicos anonimizados para antecipar eventos de alta complexidade, evitando internações e complicações médicas.
"A parceria estratégica com a Afya nos permitirá acelerar o desenvolvimento de algoritmos preditivos para atuarmos de forma mais eficiente na gestão da alta complexidade nos planos de saúde", explica Eduardo Oliveira, fundador e CEO da Lean Saúde.
Aderindo à tendência
O CVC da Afya acompanha o aumento de veículos de corporate venture capital no ecossistema. Só no último ano, gigantes como Suzano, Ânima Educação e Panvel anunciaram os seus veículos para apoiar e se aproximar de empresas inovadoras. No caso da Afya, a companhia afirma já ter avaliado mais de 100 startups nos últimos 5 meses, e 2 receberão investimentos, incluindo a Lean Saúde.
A Afya busca negócios da área da saúde ou educação, que tenham um produto, pelo menos um MVP, rodando em clientes e apresente potencial de escala, além de um time de fundadores coeso e preparado. "O venture capital corporativo representa uma oportunidade de investimento estratégico, que vai além do dinheiro. Na Afya, contamos com um ecossistema interno forte, composto por executivos, founders das empresas adquiridas e especialistas reconhecidos no mercado que estão prontos para dar apoio intelectual aos empreendedores", ponta Danilo Gaspar, head do CVC.
A organização conta com 32 Instituições de Ensino Superior, sendo 30 com oferta do curso de medicina, e unidades de pós-graduação na área médica e de saúde em 13 cidades brasileiras. Operando oficialmente desde 2019, o grupo teve a sua primeira faculdade de medicina em atividade há 23 anos, no Tocantins, e desde então atua como parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. Em 2020, a companhia adquiriu as healthtechs PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae, Medical Harbour, Cliquefarma, Shosp, RX PRO, Além da Medicina, CardioPapers e Glic.
As startups que quiserem se conectar com a Afya podem se registrar aqui.