Associação de startups demite cerca de 30% do seu quadro
Na última quinta-feira, a Abstartups desligou 16 colaboradores de um total de 50, aproximadamente
A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) desligou 16 colaboradores na última quinta-feira (4). Pessoas com familiaridade no assunto disseram que a entidade tinha cerca de 50 colaboradores, o que representaria um corte de aproximadamente 30% do total. Uma lista com os nomes de profissionais de áreas como financeiro, comunidades e vendas começou a circular hoje à tarde.
Ao Startups, a Abstartups confirmou os desligamentos, mas não disse o número de profissionais impactados:
"A Abstartups informa que nesta quinta-feira (04/05) promoveu o desligamento de alguns colaboradores do seu quadro. A decisão foi tomada em meio ao atual cenário econômico global, que afeta, também, o ecossistema de startups. A associação reforça que manterá sua estratégia de gerar informação, conexão e inovação, em prol do crescimento sustentável do setor", disse a associação, em nota.
De acordo com ex-funcionários, as demissões pegaram todos de surpresa. "Explicaram os desligamentos como parte da reestruturação estratégica motivada por questões financeiras", disse uma fonte ouvida pela reportagem e preferiu não se identificar. "Aconteceu o mesmo movimento que temos visto com muitas startups. Tracionar, crescer demais e depois ter que dar uma parada para reavaliar [os movimentos]", acrescenta.
Sem dar exemplos, ela ressalta que, nos últimos meses, a Abstartups passou por mudanças de gestão. Em novembro, a associação comunicou ao mercado que Ingrid Barth, cofundadora da fintech Linker, tinha sido eleita para assumir a presidência da associação, substituindo Felipe Matos.
Além das demissões, pessoas com familiaridade no assunto comentaram que a companhia vem atrasando o pagamento de alguns parceiros - algo que não era comum até os últimos meses. O Startups apurou que a Abstartups teria perdido o patrocínio de um de seus maiores mantenedores, o que apertou as contas da instituição.
"Apesar de tudo, o sentimento pela instituição continua. A Abstartups é um símbolo do ecossistema no país, e impactou o Brasil inteiro", diz um ex-funcionário. Os funcionários demitidos receberão benefícios como apoio com psicólogos e extensão do plano de saúde e Gympass.