B2B e B2C: qual a diferença entre esses negócios?
Você já ouviu falar em B2B e B2C? Pois saiba que essas duas siglas fazem muita diferença no seu modelo de negócio. Confira!
Ter o seu modelo de negócio bem definido é extremamente importante. Isso porque, ele funciona como um norteador e pode te ajudar a definir as estratégias necessárias para obter êxito com o seu empreendimento. E, para isso, há também a diferença entre B2B e B2C, duas classificações que ajudam a entender o seu consumidor.
Ficou curioso para saber um pouco mais sobre a diferença entre essas siglas? Então continue a leitura. Vamos te explicar sobre o funcionamento de cada um deles.
O que é o B2B?
Antes de mais nada, B2B é a abreviação de Business to Business, um termo em inglês que é utilizado para dizer quando um negócio é feito para outros negócios, ou seja, seu funcionamento acontece a nível jurídico, entre uma empresa e outra.
Para ajudar você a entender um pouco melhor, podemos citar o modelo de indústrias, por exemplo. Uma empresa que produz matéria-prima para outras empresas é um modelo B2B, porque seu modelo de negócios é voltado para esse tipo de cliente final.
Mas esse é um modelo que não se restringe somente a indústrias. Outro exemplo prático é no caso a prestação de serviços entre um profissional autônomo e uma empresa. Nesse sentido, o profissional autônomo já é uma empresa que estará prestando serviços para uma outra empresa.
O que é o B2C?
Já o B2C é a abreviação de Business to Consumer, que, em outras palavras, faz referência às empresas que possuem o consumidor como seu público alvo e cliente final de seus produtos ou serviços.
Esse é um modelo de negócio muito utilizado por varejistas, como supermercados e outros estabelecimentos que foquem na venda para pessoas físicas. Nesse sentido, é possível que você, como pessoa física, participe do B2C sem perceber.
E qual a diferença entre B2B e B2C?
De forma resumida, podemos dizer que o comércio B2B é mais focado no comércio atacadista, já que empresas sempre consomem em grandes quantidades. Já o B2C foca mais no comércio varejista, tendo mais proximidade com pessoas físicas.