Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Quais são os quatro pilares para uma oratória de alta performance?

10 jul 2022 - 14h15
(atualizado em 23/5/2023 às 23h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Você se sente ansioso ao precisar falar em público? Ou então sua boca fica seca e as palavras começam a faltar? Se esse é o seu caso, os quatro pilares para uma oratória de alta performance podem melhorar o seu desempenho.

Vale ressaltar que a oratória é uma das soft skills mais utilizadas no mercado de trabalho. Porém, muitas vezes, não dominamos suas técnicas. 

Portanto, para te ajudar a se sair bem na próxima palestra ou reunião, preparamos um post especial! Continue lendo para conferir os pilares de uma boa oratória.

O que é Oratória?

Primeiramente você deve entender que a oratória é a arte de falar em público de forma estruturada. Dessa forma, seu objetivo é transmitir de forma clara a mensagem desejada.

Além da clareza, os pilares para uma oratória de alta performance se baseiam em técnicas verbais, corporais e de presença de palco.

Ou seja, aprender oratória é ter à disposição uma ferramenta de comunicação para ser utilizada em conversas, apresentações, reuniões ou até em uma roda de bar.

Como a oratória se divide?

Outro ponto importante para entender é que a Oratória se subdivide em diversas áreas de estudo. Atualmente, essas áreas vão desde a fonoaudiologia e canto, até o estudo da linguagem corporal.

Sendo assim, confira a seguir como são divididas essas áreas:

Técnicas da fala: aborda elementos verbais, como tom de voz, vocabulário, sotaque, aquecimento vocal, entre outros;

Persuasão e negociação: baseia-se na psicologia de tomada de decisões, resolução de conflitos e convencimento do ouvinte;

Técnicas do corpo: aqui o foco é a comunicação não verbal, incluindo gestos, movimentos, postura, presença de palco, entre outros;

Roteirização e didática: constrói narrativas e roteiros estruturados, baseados em pedagogia e nos diversos perfis de aprendizagem.

Lembrando que há diversas outras áreas nas quais podemos nos aprofundar.

Quais são os 4 pilares para uma Oratória de alta performance?

Agora você já sabe que a oratória é a comunicação estruturada com o objetivo de informar, ensinar, entreter ou motivar. Por fim, está na hora de entender um pouco mais sobre cada um dos 4 pilares abaixo:

1. Informar 

Primeiramente, devemos informar. Esse é o pilar mais fundamental da oratória. Desde que informar de forma clara e objetiva é o ponto de partida de qualquer discurso. Mas também é o pilar que menos resulta em conexão com os ouvintes. Por exemplo: “Foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil.”;

2. Ensinar

Outro ponto importante é ensinar. Afinal, um excelente orador precisa ser capaz de influenciar as emoções dos seus ouvintes, e isso vai muito além de simplesmente transmitir informações.

O segundo pilar também é simples e usado pela grande maioria dos comunicadores. Porém, ao usar o pilar do ensino, o orador consegue atingir um bom grau de conexão com os ouvintes.

Como exemplo desse pilar podemos citar: “Para evitar o contágio por coronavírus é necessário usar máscara.”

3. Entreter

Já o pilar do entretenimento causa um alto grau de conexão. Isso porque ele gera empatia, e diferencia o comunicador mediano do comunicador de alta performance.

Exemplo: Você pode ensinar as crianças sobre o vírus usando histórias interativas, que as mantém entretidas.

4. Motivar

Por fim, o quarto pilar da oratória leva o ouvinte a uma ação desejada. Exemplo: "Vacina contra a Covid começa a ser aplicada em SP. Confira o calendário!“

Desde já é fundamental que você entenda que informar e ensinar são a base de toda comunicação. Bons oradores usam estes pilares com certa facilidade. Por outro lado, os pilares entreter e motivar diferenciam os comunicadores de alta performance dos aspirantes.

Como usar os pilares para uma oratória de alta performance?

Como já mencionamos, a oratória de alta performance vai muito além da técnica. Não basta apenas aplicar uma técnica impecável. Por isso, não se trata apenas de saber falar bem, mas conseguir se comunicar de uma forma persuasiva e cativante.

E como desenvolver os pilares para ter uma oratória nesse padrão? Confira algumas estratégias práticas:

Conte uma história

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre storytelling. Esse é um dos pilares para uma oratória de alta performance. Na prática, você usa essa ferramenta para transmitir um conteúdo através de uma história. 

Trata-se de uma técnica muito eficiente de conexão. Ela pode ser usada, inclusive, para conteúdos com muitos dados e números (data storytelling).

Em resumo, histórias possuem um alto poder de atração. E saber como contá-las é um grande diferencial dos oradores de alta performance. Sendo assim, conhecer, desenvolver e aprimorar essa competência é um dos caminhos para aprender a falar bem em público.

Use ferramentas de linguagem

Sabemos que os vícios de linguagem podem empobrecer a comunicação. Mas existem também ferramentas que a impulsionam quando usadas adequadamente. Alguns exemplos são:

Fazer repetições como estratégia discursiva

Usar metáforas

Aplicar perguntas retóricas em momentos apropriados

Incluir os silêncios intencionais

Pode reparar nos discursos de grandes oradores. Essas quatro ferramentas costumam ser muito usadas. Por causa da sua eficácia, elas são uma boa forma de impulsionar situações em que você precisa falar em público.

Contato visual é um dos pilares para uma oratória de alta performance

Estabelecer contato visual enquanto fala é uma das dicas de oratória mais relevantes. Ao fazer isso, você transmite confiança e faz com que o ouvinte se conecte com o que está sendo dito.

Por outro lado, quando a plateia olha para o orador e ele não retribui o olhar, a conexão acaba esfriando e o interesse se perde.

Porém, lembre-se: não é educado encarar. Portanto, o mais apropriado é percorrer o olhar pela plateia para que todos consigam se sentir incluídos.

Sintetize o que vai dizer

Sabe aquela máxima: menos é mais? Não só ela é verdadeira, como necessária.

Pois, fazer uso de um discurso longo e com detalhes em excesso (na maioria das vezes irrelevantes) não é uma boa ideia de oratória. Além disso, irá fazer com que o público perca o interesse pelo assunto.

Prefira sempre ser objetivo e claro. Além disso, esse é um dos pilares para uma oratória de alta performance mais importante. Sendo assim, o seu objetivo é fazer com que os ouvintes entendam a mensagem e sejam convencidos pelo que está sendo dito.

Cuidado com vícios de linguagem

“Huum”, “né”, “daí”, “tá”, “ok”, “éééé”… São apenas exemplos de vícios de linguagem muito comuns e devem ser evitados durante um discurso.

Geralmente, essas palavras não agregam valor a sua apresentação e podem transmitir falta de confiança na fala. Ou seja, elas tornam sua oratória chata e repetitiva.

Ajuste o tom de voz

Por fim, nossa voz é uma ferramenta poderosa capaz de transmitir emoções. Pois, ela definirá qual será  o tom do discurso ou apresentação. Afinal, um bom orador de alto desempenho consegue intensificar e aliviar a voz nas horas certas. Por exemplo, alterar volume e velocidade são estratégicas para quebrar a monotonia do discurso.

Dessa forma, também é por meio da voz que o público se conecta com a história e o orador. 

Importância de usar os pilares para uma oratória de alta performance

Você sabe quais são as vantagens de uma boa oratória? Desde já, tenha em mente que o domínio da técnica pode ser facilmente usado a seu favor. Como já foi dito, essa é uma ferramenta importante para convencer. Mas também informar e ensinar. 

Sendo assim, uma oratória envolvente consegue envolver o espectador, a ponto de convencê-lo a aceitar o que está sendo dito. Além disso, não importa se você está falando com uma ou mil pessoas. 

Ou seja, conhecendo e dominando os quatro pilares para uma oratória de alta performance é possível ter ótimos benefícios na carreira profissional. 

Então confira agora quais são os principais benefícios da técnica de oratória:

aumentar o poder de persuasão;

melhorar o desempenho;

gerar confiança;

conquistar credibilidade;

transmitir ideias claras;

ter destaque na profissão;

mediar conflitos;

fortalecer o networking;

transmitir conhecimentos;

ajudar a superar o medo de falar em público;

abrir portas profissionais.

Percebeu como a oratória pode alavancar seu desempenho? Aplique esses pilares para construir discursos impactantes. Por fim, deixe nos comentários o que você achou das dicas.

Fonte: https://malaprontagramado.com.br/melhores-churrascarias-de-gramado/

https://www.mundodovaper.com/

https://www.vapeclube.com

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade