Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer empreender no setor têxtil? Saiba por onde começar

Para especialista do setor têxtil, é importante se especializar e criar estratégias diferenciadas para conquistar espaço na área

14 set 2022 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

O crescimento do setor têxtil, muito impulsionado pelas compras online na pandemia, está atraindo cada vez mais os jovens para o empreendedorismo. E, embora começar um novo negócio não seja fácil, montar uma loja virtual pode ser o primeiro passo para tirá-lo do papel, como explica Jesué Tomé, empreendedor e mentor especialista em novos empreendimentos no setor têxtil.

O setor têxtil cresceu durante a pandemia de Covid-19 – (Crédito: Shutterstock)
O setor têxtil cresceu durante a pandemia de Covid-19 – (Crédito: Shutterstock)
Foto: Finanças e Empreendedorismo

"Hoje a barreira de entrada para realizar anúncios na internet de forma fácil, simples e barata é muito baixa. Seja por meio de mídia paga ou orgânica, qualquer pessoa consegue criar conteúdo nas redes sociais para divulgar a sua loja ou sua marca, ou buscar influenciadores que se identifiquem com a proposta e divulguem a empresa em suas plataformas. São inúmeras as possibilidades para se destacar no mercado".

No entanto, o sucesso de uma marca depende também das estratégias de marketing que o empreendedor adotará, além de outros fatores elencados pelo especialista. Confira:

Defina seu nicho e público-alvo

Ao criar uma nova marca, é imprescindível a definição de um público-alvo e um nicho de atuação. "Quem quer vender para todo mundo não consegue vender para ninguém. Quando um nicho é definido, a análise de mercado acontece de uma forma mais simples e o gestor irá conhecer melhor o próprio público, sendo mais seletivo e criando uma comunicação mais assertiva efetiva com seus consumidores. A escolha de um nicho e um público-alvo facilita, inclusive, a escolha por um influenciador que esteja diretamente relacionado a esse tipo de vestimenta", pontua.

Crie uma identidade visual

Após definir a audiência, é hora de se diferenciar das outras marcas. "Isso acontece com um planejamento robusto de posicionamento. As fotos, vídeos e as divulgações de coleções devem ter uma identidade visual que converse com a marca e com os consumidores. Não basta você fazer da sua marca e de suas redes sociais um catálogo de produtos. É preciso ter um diferencial, campanhas e algo bem elaborado. Nos dias de hoje, com um celular e pouco dinheiro existe a possibilidade de se destacar em meio a tantas novas marcas de roupa. Basta ter um planejamento coerente, que esteja alinhado aos interesses das pessoas que sua empresa quer alcançar", revela.

Estude sobre o setor têxtil

O especialista alerta que diversos erros desnecessários são cometidos por empreendedores no início de uma empresa. "O principal equívoco é achar que criar uma marca de roupas é só fazer alguns produtos, etiquetar e colocar para vender. Quem está começando precisa buscar conhecimento sobre o setor para não ficar para trás logo no início. Afinal, diversos empreendedores estão estudando e se especializando na área têxtil, entrando no mercado já com estratégias diferenciadas e preparados para conquistar seu espaço. Se prepare, aposte no desenvolvimento de um website intuitivo, crie uma boa base de fornecedores confiáveis e conte com pessoas de competência, que sabem bem o que estão fazendo para estabelecer sua marca no mercado", finaliza.

Fonte: Jesué Tomé, empreendedor e mentor especialista em novos empreendimentos no setor têxtil.

Finanças e Empreendedorismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade