Vamos falar de dinheiro? Seis dicas para equilibrar finanças com amizades
Time de especialistas recomenda assuntos importantes sobre dinheiro que você deve conversar com seu grupo de amigos; confira
Sextou, né? Para isso, nada melhor do que comemorar a chegada do fim de semana com amigos e sair para fazer algo. Contudo, para que essa saída seja em grande estilo, é importante ter algo no bolso: dinheiro. É ele quem dita as regras do jogo e, dependendo da quantidade que cada pessoa está disposta a pagar, determina se vocês vão para um lugar mais caro ou acessível, por exemplo.
E bom, se o dinheiro é um assunto assim tão importante, porque aprendemos desde cedo que para ter uma boa amizade, este assunto precisa ficar de fora? Por isso, é fundamental que amizade e finanças sejam assuntos que do dia a dia.
Para introduzir este assunto com seus amigos, principalmente na hora de sair, confira a seguir algumas dicas.
1- Comece pelo básico: fale de dinheiro com seus amigos!
Um bom começo para manter esse equilíbrio é conversar com os seus amigos sobre dicas financeiras e sobre como economizar. Dessa forma, fica mais fácil saber a condição financeira de cada amigo.
É importante também identificar os hábitos e os lugares que eles frequentam e ver se estão adequados ao seu poder de consumo. Muitas vezes, há amigos que podem ser perigosos para a vida financeira, sempre incentivando a gastar um pouco mais, a frequentar locais caros e a ostentar os recursos que têm e o que não têm.
2- Combine encontros dentro do orçamento de todos
Falar de dinheiro com seus amigos permite conhecer melhor a situação financeira de cada um. Proponha encontros em locais onde todos possam estar sem deixar ninguém de fora por ter que economizar mais em um determinado mês.
3- Use comandas individuais
Ao passear com seus amigos, sempre proponha uma comanda individual, assim cada um consome o que quer e o que pode, e não fica injusto para ninguém.
4- Não tenha vergonha de cobrar o dinheiro emprestado
Caso tenha emprestado dinheiro para o seu amigo, não tenha vergonha de cobrar. Avise que está precisando daquele dinheiro, e, se houver necessidade, proponha um parcelamento desse empréstimo.
Caso seja você o amigo que pediu dinheiro emprestado, lembre que terá que pagar e já se planeje para isso, informando quando poderá devolver o empréstimo.
5- Não tem dinheiro para sair? Fale a verdade
Caso não dê para ir ao encontro com os amigos por falta de dinheiro, fale a verdade e não se endivide por mentiras. Amigos de verdade irão entender e até podem propor uma alternativa juntos.
6- Contratou o serviço de um amigo? Pague como faria com qualquer profissional
Valorize o trabalho do seu amigo, indique, dê a preferência a ele, isso também é significado de amizade. Uma pessoa, mesmo que seja seu amigo, ao fazer algo por você, usa da sua habilidade e do seu tempo, então é correto que você pague pelo trabalho realizado como faria com qualquer outro profissional.
E aí, curtiu as dicas? Então compartilhe esta matéria com seu grupo de amigos!
Fonte: Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal.