Vai viajar? Conheça o serviço de bordo exclusivo para animais
Animais que viajam com os donos recebem petiscos durante o voo; veja quanto custa viajar com seu pet
O Brasil é o terceiro país no ranking mundial de países com mais animais de estimação, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil (IPB) de 2021. Como os pets podem fazer parte também das viagens de seus tutores, as companhias aéreas estão atentas a esse público.
A Azul, por exemplo, lançou no final do ano passado o “serviço de bordo” especial para os animais que viajam na cabine da companhia.
Sobre a iniciativa, o gerente de Produtos e Serviços da Azul, Henrique Baroni, afirmou: “Entendemos que pessoas e pets viajam melhor juntos e, por este motivo, temos melhorado a experiência de quem embarca com o seu bicho de estimação. Um exemplo disso é que nos voos que partem de Viracopos (Campinas) com destino aos aeroportos de Recife, Belém, Cuiabá, Belo Horizonte e Rio de Janeiro (Santos Dumont) contamos com snacks Purina gratuitos”.
O “serviço de bordo” é oferecido em parceria com a marca de produtos para pets.
Como viajar junto com seu pet na cabine do avião e quanto custa?
As companhias aéreas costumam aceitar gatos e cachorros de pequeno porte na cabine mediante o pagamento de uma taxa extra. Para voos domésticos, essa taxa fica em média entre R$ 200 e R$ 250.
Já para os voos internacionais há muitas variáveis, como a classe do passageiro e o destino, mas os valores costumam ser disponibilizados no site da companhia aérea.
O peso máximo permitido do animal junto com a caixa de transporte para viagem costuma ser de 7 quilos ou 10 quilos, a depender da companhia aérea.
É importante que o tutor verifique a disponibilidade do serviço com antecedência, considerando que as companhias aéreas determinam que um pequeno número de animais pode viajar na cabine, por voo.