"Dinheiro esquecido": fila de 2 horas para fazer saques rende memes nas redes sociais
Banco Central liberou acesso ao serviço nesta manhã; fila de mais de 300 mil pessoas gerou instabilidade e longas esperas.
A fila virtual para os saques do "dinheiro esquecido" nos bancos chegou a quase 300 mil pessoas, e a estimativa de espera foi de até 2 horas para acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Após a alta procura, usuários utilizaram as redes sociais para fazer memes da situação e dos valores pequenos a receber.
Veja alguns memes
Você tem valores a receber // Estamos com uma fila grande para acessar o SRV pic.twitter.com/i0BqIXC6ji
— Rodrigo Menegat (@RodrigoMenegat) March 7, 2023
A fila de 2 horas no valores a receber pic.twitter.com/1QRcZEYAii
— Isaac de Oliveira (@isaacdeoli) March 7, 2023
fui entrar no site do governo pq o cpf da minha mãe tem valores a receber e simplesmente esse é o tamanho da fila
gente, que isso?? um filme? pic.twitter.com/RHwTh7Jwzh
— m! (@yennefersz) March 7, 2023
Valores a receber liberou consulta hoje e tem apenas 163.810 pessoas na minha frente na lista de espera pic.twitter.com/Y4DpZxqpf0
— Trava na pose 🔅 (@travanapoose) March 7, 2023
entrei na fila desse negocio de valores a receber do banco central e tem mais de 200 mil pessoas na minha frente, repare so quando chegar minha vez e dizer la que eu vou receber 5 reais
— clay (@claydisse) March 7, 2023
O montante de pessoas na fila se deve à suspensão do sistema que, desde abril do ano passado, não era possível consultar valores esquecidos ou sacá-los. Segundo o BC, o SVR pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.
A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça, 28. Os saques começaram nesta terça-feira, 7, às 10h.
Saiba se você tem dinheiro esquecido
Por meio deste link será possível saber se há alguma quantia a ser sacada. Dentro do site, clique no botão "consulte se tem valores a receber".
Uma janela se abrirá pedindo número do CPF ou CNPJ a ser consultado e data de nascimento (para pessoa física) ou de abertura da empresa (para pessoa jurídica).
Nessa etapa, o sistema apenas irá informar se há ou não alguma quantia a ser sacada a partir do dia 7 de março.
Como sacar o dinheiro
Caso você possua valores a receber, haverá um botão "acessar o SVR" e, após clicar, você será direcionado para a página de sua conta Gov.br. O BC informa que a possibilidade de fila de espera nesse processo do sistema.
O BC também detalhou que cada beneficiário terá 30 minutos dentro do sistema, para solicitar o saque, tempo que, segundo o órgão, é suficiente para realizar o processo, mas que é preciso ficar atento a um reloginho que irá aparecer no canto superior da tela.