5 dicas para quem vai viajar no Carnaval
Veja respostas para você curtir a folia sem dor de cabeça com aluguéis, compras de passagens e perda de malas
Tudo pronto para o Carnaval? Viagem programada, malas quase prontas e hotel ou casa reservado? Ou você é daqueles que deixou tudo para última hora e ainda busca as melhores opções? Independentemente do estágio em que esteja, veja 7 dicas selecionadas pelo Terra junto aos Procons de vários Estados para facilitar sua folia.
1 - Comprar passagem
Leia atentamente o contrato e as condições de cancelamento dos pacotes de viagem. Se vai viajar para fora do país, confira o câmbio e a documentação necessária, antes de assinar um pacote. Independentemente para onde viajar, leve junto o contrato e, se possível os anúncios que te levaram a comprar essa viagem. Confira todos os detalhes, desde os horários, o tipo de hotel até o translado.
Nos sites de compra coletiva, é importante checar com conhecidos que já usaram os serviços, ligar para a central de atendimento e conferir se a empresa tem sede física. Outra dica importante é verificar se o fornecedor tem alguma reclamação nos sites especializados. Se aparecer alguma reclamação sobre problemas com contrato ou descumprimento de algum acordo, redobre a atenção e pesquise mais.
2 - Aluguel de casa ou apartamento
É comum chegar na cidade onde vai passar o Carnaval, pegar a chave da casa que alugou por telefone ou internet e descobrir que entrou numa barca furada. A dica é visite o local antes de fechar o negócio, se possível, com o proprietário ou representante junto. Se não der para fazer isso, tente pegar referências na internet em sites especializados e verificar a opinião de quem já alugou o local. Antes de pegar a estrada, é bom se informar sobre formas de pagamento, retirada de chaves e ter os contatos do locador. Se pedirem para pagar tudo antes de chegar ao destino, fique alerta. Tente negociar e no máximo pague um sinal. O prejuízo poderá ser menor.
3 - Viajar de avião
Chegou no aeroporto com a família, feliz da vida para curtir o feriadão e dá de cara com filas intermináveis no terminal e a notícia que seu voo vai sair bem atrasado. Procure o responsável dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia. De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partir de uma hora de atraso a empresa tem que garantir acesso à internet e telefonemas. Se atrasou mais de duas horas, o passageiro pode exigir alimentação. Se passar de quatro horas, a companhia tem que disponibilizar acomodação ou hospedagem e transporte.
Se o voo for cancelado, você tem direito a receber reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Se quiser, é possível remarcar o voo para outra data e horário ou embarcar no próximo voo, da mesma empresa, para o mesmo destino.
4 - Viajar de ônibus
Se tiver de cancelar a viagem comunique a empresa com até três horas antes do embarque. O reembolso será em dinheiro ou crédito. Se o passageiro não comparecer nem fizer declaração de desistência, perde-se o direito ao reembolso, mas fica mantida a validade do bilhete para remarcação ou transferência em até um ano, contado a partir da primeira emissão.
Em caso de atraso da empresa, ela deve providenciar o embarque em outra companhia com serviços equivalentes. Para atrasos maiores, a empresa deve arcar com alimentação e hospedagem dos passageiros.
5 - Cuidado com a bagagem
Em caso de perda ou extravio da bagagem, a responsabilidade é da companhia responsável. Ela tem o dever de te indenizar. Para evitar problemas, identifique bem a sua bagagem com dados essenciais como endereço e telefone e sinalize as malas com laços, lenços ou adesivos. Envolver bagagem com o protetor plástico também é outra dica valiosa. Leve documentos e objetos de valor na bagagem de mão.