8 dicas para consumir sem agredir o mundo que vivemos
As escolhas que fazemos hoje determinam o nosso amanhã. Consumir de forma consciente é o primeiro passo para manter o nosso planeta saudável, preservando os recursos existentes.
Pensando nisso, o Instituto Akatu propõe princípios que norteiam boas decisões de consumo, separamos alguns deles para você.
1. Planeje suas compras
Antes de comprar, avalie a real necessidade. A impulsividade é inimiga do consumo consciente, comprar menos e melhor. Ter os seus objetivos e necessidades claros na hora de adquirir algum produto é a melhor maneira de contribuir para o planeta.
2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo. Adquirir produtos de comunidades locais e pequenos produtores é uma forma de gerar renda e melhorar o entorno. Analise a origem do que se quer adquirir, informe-se sobre a produção para saber se não há precariedade nas condições de trabalho empregado na confecção do produto.
3. Consuma apenas o necessário
Viver com menos, simplificar e refletir sobre as reais necessidades é uma forma de encontrar o equilíbrio e não prejudicar o planeta.
4. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Por trás desses produtos pode haver mão de obra escrava, roubos, sequestros. Comprar no comércio legalizado é contribuir para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
5. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços, empresas conscientes levam em conta as opiniões para reanalisar seus projetos. Adotar uma postura ativa significa se importar com o mundo em que vivemos e o futuro que queremos para nós.
6. Use crédito de forma consciente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.
7. Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo. Faça escolhas conscientes e que não acarretem danos a sua saúde ou degradem o meio ambiente.
8. Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.