Alimentos, equipamentos médicos e medicações: como evitar prejuízos com a falta de energia
De acordo com Procon-SP, documentar situações pode ajudar quando for pedir ressarcimento; veja a forma correta
Após um temporal forte ter atingido São Paulo e boa parte da região metropolitana, muitos moradores se viram sem o fornecimento de energia por mais de 24 horas. Além da perda de alimentos e bens materiais, a falta de eletricidade, em alguns casos, pode até mesmo custar a vida.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nesta quinta-feira, 17, o Procon-SP explicou algumas medidas preventivas que podem ajudar, caso seja necessário reivindicar reparos ou ressarcimentos. De acordo com o órgão, documentar as situações, antes e depois, é importante.
"Apesar de não ser obrigatório, o consumidor pode tirar fotos dos alimentos, de receitas médicas, das embalagens dos medicamentos; anexar notas fiscais de compra desses produtos, reforçando o pedido que deve ser encaminhado diretamente à empresa ou, se o consumidor preferir, diretamente ao Procon-SP", explica o órgão.
O mesmo vale para os consumidores que tenham equipamentos de suporte à vida em casa. Se possível, registrar por foto ou vídeo o estado de funcionamento, adotando ainda precauções recomendadas pelos respectivos fabricantes para casos de falta ou picos de energia durante as retomadas.
"Os usuários destes equipamentos precisam realizar um cadastro prévio junto às distribuidoras. Isto é imprescindível para que a empresa adote providências imediatas quando faltar eletricidade, bem como para o suporte a eventuais danos a tais equipamentos", ressalta.
Já para quem possui medicamentos que necessitem de refrigeração, a orientação também é registrar a sua existência, bem como recibos, bulas e receitas médicas, de forma a garantir a presença e o estado destes produtos antes ou imediatamente após eventual interrupção no fornecimento de energia elétrica. O mesmo vale para alimentos na geladeira e produtos perecíveis.
"Registrar os produtos previamente ou logo após faltar eletricidade com imagens, podendo considerar também recibos, notas fiscais e outros documentos que possam servir de comprovação", orienta o órgão para casos de pequenos negócios.
Segundo o Procon, todas essas recomendações se referem a bens, produtos e eventuais serviços, que podem ser quantificáveis e precificáveis. Consumidores que considerem haver espaço para reivindicação por danos morais, deverão procurar diretamente a Justiça.
Fortes temporais
De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, há possibilidade de pancadas de chuva e rajadas de vento entre sexta-feira, 18, e domingo, 20. O alerta é devido à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar a mais de 60km/h, além de possíveis quedas de granizo em pontos isolados. O acumulado de chuvas no final de semana pode chegar a 200 milímetros em diversas regiões do Estado.