Com a alta de fraudes, consumidores devem ficar atentos
A cada 15 segundos um consumidor é vítima de tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade no Brasil. Na modalidade de crime, os dados pessoais são usados para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica.
Os dados são alarmantes e ressaltam a importância do monitoramento do CPF para não ter surpresas desagradáveis na hora de utilizar crédito. O serviço permite ver informações do CPF e previne fraudes, além de manter a pessoa informada caso alguma empresa consulte seu CPF.
“Muitos deles praticam atitudes arriscadas quando o assunto são contas atrasadas”, afirma Alexandre Carvalho, gerente geral da CCFácil, empresa de monitoramento que atua em todo o país e oferece serviços de monitoramento de CPF, CNPJ, entre outros serviços, para todo o Brasil.
Em vista da alta do número de fraudes no país, o executivo aponta para os consumidores os benefícios de monitorar os dados. “Verificar se o seu nome está limpo é o principal ponto positivo quando adquire o serviço. Além disso, é possível fazer a prevenção de fraudes e saber se tem alguma dívida em seu nome”, explica.
Outras vantagens do serviço são: manter-se informado caso alguma empresa consulte o seu nome; saber se o consumidor poderá ser negativado com antecedência e informar as empresas que ele é sócio, ou que foram abertas em seu nome.
A empresa Boa Vista SCPC também fornece o serviço de monitoramento gratuito de CPF.
Esse serviço também pode ser contratado diretamente no site do Serasa.