Consumidor.gov completa 1 ano e tem mais de 110 mil usuários
O canal www.consumidor.gov.br, criado há um ano pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade, é uma plataforma que incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.
A participação das empresas na plataforma é voluntária e é preciso aderir formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.
Lançada oficialmente em 27 de junho de 2014, a plataforma já registrou mais de 100 mil reclamações e conta com uma base de 110 mil usuários cadastrados e 247 empresas credenciadas.
Índice Médio de Solução: 77,9%
Percentual de Reclamações Respondidas: 99,7%
Prazo Médio de Resposta: 6,8 dias
Nota Média do Consumidor: 3,1 (escala de 1 a 5)