Podemos confiar nos rótulos que indicam 0% de gordura trans?
As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais que são hidrogenados na indústria e deixam de ser líquidos para se tornarem em sólidos. Nesse processo elas ganham o nome de gordura vegetal hidrogenada, que a indústria usa para ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo.
O Código de Defesa do Consumidor determina que todo produto deve conter dados claros e precisos quanto a quantidade, peso, composição, preço, riscos que apresenta e modo de utilização.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que os rótulos dos produtos indiquem a quantidade de gordura trans. Porém, estão isentos dessa apresentação alimentos com quantidade inferior a 0,2 g por porção. Assim, um alimento pode até conter uma certa quantidade de gordura trans sem indicação no rótulo, e estar em conformidade com a regra da Anvisa.
Em razão disso, alguns produtos que descrevem no rótulo 0% de gordura trans podem conter até 0,2g por porção desse elemento. Uma forma de checar essa informação é verificar os ingredientes do produto. Se houver indicação de gordura vegetal hidrogenada é possível que o produto não seja 100% isento de gordura trans, ainda que na informação constante na tabela nutricional indique 0%.
Essa gordura está presente em algumas margarinas, sorvetes, chocolates, biscoitos, bolachas, biscoitos e bolinhos recheados industrializados.
O problema disso é o aumento do colesterol “ruim” chamado LDL no sangue, que eleva as chances de doenças do coração e a diminuição do colesterol “bom”, denominado HDL, que ajuda a evitar tais problemas.
Além disso ela é responsável pelo aumento da famosa “gordura localizada” que se acumula no nosso corpo justamente onde temos maior concentração de gorduras.
Evitar alimentos que contenham gordura trans é a chave para uma boa saúde.