Procon-SP alerta: maio foi o mês campeão de recall
Maio foi o mês campeão de recall, chamado que as empresas fazem para corrigir problemas e prevenir acidentes quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor.
A medida está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece que “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.
Desde 2011, a Fundação Procon-SP iniciou um banco de dados com todos os recalls realizados no país a partir de 2002 (consulte aqui). Em 2015, do total de 52 campanhas realizadas 20 ocorreram em maio. O setor automobilístico foi o que mais apresentou problemas, 99,18% (19 recalls). O segmento de produtos infantis completa os chamamentos.
A maioria dos defeitos estão no sistema de airbag, que é item obrigatório desde 2014, e no sistema de combustíveis, com quatro casos cada, seguidos pelos problemas no sistema de tração (diferencial, câmbio, embreagem, eixo de transmissão, etc.), com três casos.
A quantidade de recalls de 2015:
Janeiro (06)
Fevereiro (09)
Março (11)
Abril (06)
Maio (20)
No mesmo período em 2014, foram divulgadas 4 campanhas de recall, 3 relacionadas a problemas com veículos e 1 de utensílio doméstico.