Serviço de manobrista: cuidado na hora de entregar o carro
Prestadora de serviço e empresa contratante podem ser responsabilizadas por eventuais problemas como danos e furtos
Deixar o carro na mão de serviço de valet ou manobristas é cada vez mais comum em eventos, restaurantes e até shopping center. Ao entregar as chaves do veículo na mão de um desconhecido, o consumidor deve ficar atento a algumas regras.
O Procon de São Paulo orienta que a pessoa se certifique de que o cliente entregou as chaves do carro para o manobrista do local, e se ele não será estacionado em vias públicas, prática proibida por lei.
Segundo o órgão, o realizador do evento e a empresa prestadora de serviços têm responsabilidade por eventuais problemas de qualidade do serviço, como danos, furto, roubo, multas, inclusive sobre objetos existentes no interior do veículo.
Cada cidade brasileira pode legislar pelo serviço. Na capital paulista, por exemplo, a lei municipal determina que o estabelecimento deve afixar, em local visível, várias informações importantes. Entre elas estão o valor do serviço, o local onde os veículos serão estacionados, o valor do seguro e o número de vagas existente.
A norma aponta também que os funcionários da empresa somente poderão circular com o veículo entre o ponto de coleta e o local de estacionamento.
O prestador de serviço deve entregar um recibo ao dono do carro com as seguintes informações: modelo, marca, placa, data e horário de entrada e saída do veículo, anotação de eventual avaria e da quilometragem e identificação completa do estacionamento.
O órgão de defesa do consumidor orienta os clientes a exigir a nota fiscal para eventuais recursos contra a prestadora de serviço.