Seu cartão de crédito foi clonado? Saiba o que fazer
Se deparar com uma fatura absurda em seu cartão de crédito de gastos que não lhe pertencem não é nada agradável. Mas o que fazer diante de tal situação? A seguir listamos alguns procedimentos que devem ser tomados quando você foi vítima de clonagem do cartão de crédito.
Comunique imediatamente o fato a sua operadora de cartão de crédito e peça o imediato cancelamento do cartão de crédito. Seja bastante específico nos débitos que você não reconhece, peça a emissão de nova fatura, considerando apenas os valores que você reconhece. Não se esqueça de anotar o protocolo dessa reclamação e a data em que ela foi feita.
Caso você já tenha realizado o pagamento da fatura, pleiteie o estorno do valor que não reconhece junto a operadora do cartão de crédito.
É importante ter em mente que a clonagem é uma falha no serviço realizado pela operadora do cartão, portanto, ela deve se responsabilizar por todos os danos causados ao consumidor.
Caso haja falha ou demora na solução do caso por parte da operadora de cartões, você deve registrar uma reclamação junto ao Banco Central (BACEN). Para isso, será necessário informar os protocolos dos registros de atendimento realizados junto a operadora.
Outro cuidado interessante é realizar um alerta dessa ocorrência no sistema do Serasa, preenchendo um formulário específico que a empresa disponibiliza em seu site. Com isso você evita que seu nome seja incluído no sistema de proteção ao crédito.
Caso o problema não seja resolvido pela operadora, registre uma denuncia nos órgãos de proteção ao consumidor, tais como Consumidor.gov, Procon ou Juizado Especial Cível. Pode ser interessante buscar orientação de um advogado.