Socorro! Meu filho comprou vários jogos na AppStor
A jornalista Greice Costa estava em uma reunião e deixou o iPad com seu filho João, de 7 anos. Quando terminou, percebeu que o iPad estava repleto de novos ícones. “Foi um desespero descobrir que ele havia comprado 700 dólares em jogos. Eu não podia acreditar do que estava vendo”, relembra Greice.
O problema é antigo e já atingiu milhares de pais, inclusive no Brasil. Como as crianças estão absolutamente habituadas com as ferramentas on-line e normalmente acabam gravando as senhas e o acesso para a aquisição dos jogos fica fácil. O que fazer diante dessa situação?
Não é possível cancelar estas compras, mas é possível pedir o mais rápido possível um reembolso.
Foi o que Greice fez. Solicitou o reembolso e, agora, aguarda a conclusão do caso. “Já tive outras duas amigas nessa mesma situação e a Apple resolveu corretamente, cancelando o aplicativo e realizando o reembolso. Estou na expectativa que aconteça o mesmo comigo”, conclui.
O direito brasileiro ampara esse problema no Código de Defesa do Consumidor que garante o prazo de arrependimento, dando ao consumidor a oportunidade de devolução de qualquer compra on-line dentro do prazo de 7 dias. Importante fazer uso desse direito realmente em situações graves, em que houve de fato problemas na aquisição ou com o aplicativo.