/images.terra.com/2025/03/13/1865466986-o25za7hrrrg4jbkkzqa4mhihvm.jpg)
Terra Insights: Eletrônicos são os mais buscados na Semana do Consumidor
Levantamento aponta os hábitos de compras dos usuários na data que celebra os direitos do consumidor e impulsiona diversos setores
Neste sábado (15) é celebrado o Dia do Consumidor, data para conscientização sobre direitos e proteções, e que impulsiona o varejo e movimenta promoções em diversos setores. Para marcar data, o Terra Insights realizou uma pesquisa que aponta que os eletrônicos são os itens mais buscado neste período.
O levantamento revela o que realmente influencia a decisão de compra, onde o público busca ofertas e quais produtos são os mais desejados.
O levantamento foi realizado via plataforma mobile, e o resultado reflete as respostas de 2.004 consumidores brasileiros, atendendo aos critérios demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Entenda a metodologia do Terra Insights
Se antes os consumidores dependiam de propagandas na TV e folhetos distribuídos nas ruas, hoje a busca por descontos é majoritariamente digital. Conforme o levantamento, 45% dos usuários descobrem promoções pelas redes sociais.
A pesquisa aponta ainda que 26% das pessoas encontram ofertas por meio de anúncios em sites e aplicativos, e 20% utilizam e-mails e newsletters para acompanhar promoções. Indicação de amigos e familiares representa 9%.
Leia também: 70% das pessoas já compraram algum produto que viram no BBB
Eletrônicos são os mais buscados
Quando o assunto é o que comprar na Semana do Consumidor, os eletrônicos lideram a lista, sendo o mais procurado por 36% dos usuários que responderam ao levantamento. Esse percentual é ainda maior quando é considerado apenas os homens: 40%.
Na sequência, aparecem os produtos de beleza e cosméticos (26%), sendo a preferência especialmente entre as mulheres (29%), e roupas e acessórios (23%), que é a categoria mais buscada pela Geração Z.
E-commerce x lojas físicas
Outra comportamento de consumo que a pesquisa indica é sobre onde as pessoas costumam fazer suas compras. Conforme o levantamento, as lojas online já se tornaram as preferidas dos brasileiros, mas as lojas físicas continuam relevantes. Veja lista:
- 51% preferem comprar online
- 32% ainda optam pelo comércio físico
- 17% utilizam os dois canais de forma equilibrada
A pesquisa também aponta que o Sudeste lidera as compras online (52%), enquanto o Nordeste tem a maior taxa de preferência por lojas físicas (37%).
O que faz o consumidor fechar uma compra?
O Terra Insights também questionou o que os consumidores priorizam na hora de decidir a compra. O fatos mais importante para os usuários é o preço baixo (40%), seguido pela qualidade do produto (36%).
Os usuários também mencionam que frete e entrega rápida (15%) e avaliações online (8%) também são considerados na decisão de consumo.
O frete caro, inclusive, é o principal motivo para desistência de compras. Conforme a pesquisa, 76% dos consumidores já abandonaram uma compra por causa do valor do frete. Entre jovens de 16 a 24 anos, essa taxa sobe para 77%.
Quem respondeu à pesquisa?
Dos usuários que participaram do levantamento Terra Insights, 56% são homens e 36%, mulheres. A maior parte dos usuários (37%) tem entre 25 e 34 anos, seguida pela faixa etária de 16 a 14 anos (30%). Pessoas com idades entre 35 e 44 representam 18% dos respondentes, 11% tem de 45 a 69 anos, e outros 4% tem mais de 60 anos.
O Sudeste concentra a maior parte das respostas: 42%. Nordeste (27%) e Sul (15%) aparecem na sequência, Norte e Centro-Oeste, com 8% cada, fecham a lista. Mais da metade (51%) dos usuários que responderam aos questionamentos do Terra Insights tem renda de 1 a 2 salários-mínimos.