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Semana do Consumidor é considerada a Black Friday do primeiro semestre  Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO / Estadão

Terra Insights: Eletrônicos são os mais buscados na Semana do Consumidor

Levantamento aponta os hábitos de compras dos usuários na data que celebra os direitos do consumidor e impulsiona diversos setores

Imagem: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO / Estadão
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14 mar 2025 - 19h31

Neste sábado (15) é celebrado o Dia do Consumidor, data para conscientização sobre direitos e proteções, e que impulsiona o varejo e movimenta promoções em diversos setores. Para marcar data, o Terra Insights realizou uma pesquisa que aponta que os eletrônicos são os itens mais buscado neste período.

O levantamento revela o que realmente influencia a decisão de compra, onde o público busca ofertas e quais produtos são os mais desejados.

O levantamento foi realizado via plataforma mobile, e o resultado reflete as respostas de 2.004 consumidores brasileiros, atendendo aos critérios demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entenda a metodologia do Terra Insights

Se antes os consumidores dependiam de propagandas na TV e folhetos distribuídos nas ruas, hoje a busca por descontos é majoritariamente digital. Conforme o levantamento, 45% dos usuários descobrem promoções pelas redes sociais.

A pesquisa aponta ainda que 26% das pessoas encontram ofertas por meio de anúncios em sites e aplicativos, e 20% utilizam e-mails e newsletters para acompanhar promoções. Indicação de amigos e familiares representa 9%.

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Eletrônicos são os mais buscados

Quando o assunto é o que comprar na Semana do Consumidor, os eletrônicos lideram a lista, sendo o mais procurado por 36% dos usuários que responderam ao levantamento. Esse percentual é ainda maior quando é considerado apenas os homens: 40%.

Na sequência, aparecem os produtos de beleza e cosméticos (26%), sendo a preferência especialmente entre as mulheres (29%), e roupas e acessórios (23%), que é a categoria mais buscada pela Geração Z.

E-commerce x lojas físicas

Outra comportamento de consumo que a pesquisa indica é sobre onde as pessoas costumam fazer suas compras. Conforme o levantamento, as lojas online já se tornaram as preferidas dos brasileiros, mas as lojas físicas continuam relevantes. Veja lista:

  • 51% preferem comprar online
  • 32% ainda optam pelo comércio físico
  • 17% utilizam os dois canais de forma equilibrada

A pesquisa também aponta que o Sudeste lidera as compras online (52%), enquanto o Nordeste tem a maior taxa de preferência por lojas físicas (37%).

O que faz o consumidor fechar uma compra?

O Terra Insights também questionou o que os consumidores priorizam na hora de decidir a compra. O fatos mais importante para os usuários é o preço baixo (40%), seguido pela qualidade do produto (36%).

Os usuários também mencionam que frete e entrega rápida (15%) e avaliações online (8%) também são considerados na decisão de consumo.

O frete caro, inclusive, é o principal motivo para desistência de compras. Conforme a pesquisa, 76% dos consumidores já abandonaram uma compra por causa do valor do frete. Entre jovens de 16 a 24 anos, essa taxa sobe para 77%.

Quem respondeu à pesquisa?

Dos usuários que participaram do levantamento Terra Insights, 56% são homens e 36%, mulheres. A maior parte dos usuários (37%) tem entre 25 e 34 anos, seguida pela faixa etária de 16 a 14 anos (30%). Pessoas com idades entre 35 e 44 representam 18% dos respondentes, 11% tem de 45 a 69 anos, e outros 4% tem mais de 60 anos.

O Sudeste concentra a maior parte das respostas: 42%. Nordeste (27%) e Sul (15%) aparecem na sequência, Norte e Centro-Oeste, com 8% cada, fecham a lista. Mais da metade (51%) dos usuários que responderam aos questionamentos do Terra Insights tem renda de 1 a 2 salários-mínimos.

Fonte: Terra Insights
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