Documento de D. Pedro e bengala de Charles Miller vão a leilão
A Dutra Leilões vai realizar no próximo dia 18 de setembro um leilão com peças históricas imperiais, entre elas o contrato de casamento de Dom Pedro II com a Imperatriz Dona Teresa Cristina, um par de brincos de ouro com a pintura do rosto da Princesa Isabel e um contrato de venda de escravo. Outro item antigo que chama a atenção é uma bengala que pertenceu a Charles Miller, um dos principais propagadores do futebol no Brasil.
De acordo com o leiloeiro oficial, Luiz Fernando Moreira Dutra, o contrato de casamento de Dom Pedro II é de 1843 e nele se encontram detalhes da união. Já no contrato de venda de escravo, datado de 1874, as informações dizem respeito sobre uma escrava chamada Emilia, negociada por João Antonio Ribeiro de Lima a Antonio Dias Souto pelo preço de um conto e trezentos mil reis.
O par de brincos com a pintura do rosto da Princesa Isabel foi um presente às debutantes que participaram da festa de aniversário de 15 anos da princesa. Além destes itens do império, outro que se destaca é um bule de prata que pertenceu à família Real Portuguesa em 1808, ano em que se mudaram para o Brasil. O artigo foi ofertado por Dom Pedro I à Marquesa de Santos e, posteriormente, fez parte da coleção do Conselheiro Barão de Ramalho de São Paulo, segundo a Dutra Leilões.
Já a bengala que pertenceu a Charles Miller possui 93 cm e foi feita na Europa durante a transição do século XIX para o século XX, segunda a responsável pelo leilão. O objeto vem acompanhado de uma declaração atestada e assinada pelo neto de Charles Miller, Carlos Rudge Miller Junior, para comprovar que o artigo pertenceu ao famoso ex-jogador.
As peças ficam expostas para o público até o dia 17 de setembro, das 14h às 21h, na Rua João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição, em São Paulo. A entrada para visitação é gratuita. O convite e o catálogo completo estão disponíveis no site www.dutraleiloes.com.br.
A Dutra Leilões não divulgou o valor das peças que serão leiloadas por "questões de segurança".