Dólar salta 4% e supera R$5,39 com Mantega na transição, agravando temores fiscais
O dólar acelerou os ganhos frente ao real, com o anúncio de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega integrará a equipe de transição do governo eleito, agravando o humor de um mercado que já se mostrava pessimista desde o início do pregão desta quinta-feira, 10, diante de o que os investidores enxergam como riscos de descontrole fiscal sob o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mantega chefiou o ministério da Fazenda durante governos anteriores do PT e não tem credibilidade aos olhos de boa parte dos mercados financeiros, principalmente depois de sua atuação na gestão da ex-presidente Dilma Roussef.
Às 15h59 (de Brasília), o dólar à vista saltava 4%, a R$ 5,3918 na venda, nos maiores patamares do dia. A moeda já vinha de fortes altas desde o início do pregão, mas acelerou o passo após o anúncio de que Mantega e outros economistas associados ao PT farão parte da equipe de transição.
"No início do dia, foi a possibilidade de Lula deixar as despesas sociais fora do teto durante praticamente todo o mandato", disse Paulo Cunha, especialista em mercado financeiro e fundador da iHUB Investimentos, sobre o desempenho ruim dos ativos brasileiros nesta quinta.
"Na parte da tarde, houve as declarações de Lula colocando o fiscal aparentemente fora da lista de prioridades e depois veio anúncio do Mantega na equipe de transição, que o mercado enxerga de forma muito ruim",
completou o especialista.