Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dólar salta 4% e supera R$5,39 com Mantega na transição, agravando temores fiscais

10 nov 2022 - 16h23
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O dólar acelerou os ganhos frente ao real, com o anúncio de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega integrará a equipe de transição do governo eleito, agravando o humor de um mercado que já se mostrava pessimista desde o início do pregão desta quinta-feira, 10, diante de o que os investidores enxergam como riscos de descontrole fiscal sob o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mantega chefiou o ministério da Fazenda durante governos anteriores do PT e não tem credibilidade aos olhos de boa parte dos mercados financeiros, principalmente depois de sua atuação na gestão da ex-presidente Dilma Roussef.

Às 15h59 (de Brasília), o dólar à vista saltava 4%, a R$ 5,3918 na venda, nos maiores patamares do dia. A moeda já vinha de fortes altas desde o início do pregão, mas acelerou o passo após o anúncio de que Mantega e outros economistas associados ao PT farão parte da equipe de transição.

"No início do dia, foi a possibilidade de Lula deixar as despesas sociais fora do teto durante praticamente todo o mandato", disse Paulo Cunha, especialista em mercado financeiro e fundador da iHUB Investimentos, sobre o desempenho ruim dos ativos brasileiros nesta quinta.

"Na parte da tarde, houve as declarações de Lula colocando o fiscal aparentemente fora da lista de prioridades e depois veio anúncio do Mantega na equipe de transição, que o mercado enxerga de forma muito ruim",

Guido Mantega chefiou o ministério da Fazenda durante governos anteriores do PT
Guido Mantega chefiou o ministério da Fazenda durante governos anteriores do PT
Foto: Antonio Araújo/Câmara dos Deputados / Antonio Araújo/Câmara dos Deputados

completou o especialista.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade