Dólar segue cena externa e sobe após leilão do BC
O dólar segue a tendência do mercado externo e opera em alta de cerca de 1% nesta sexta-feira (22) após o Banco Central vender todos os 20 mil contratos de swap cambial reverso – equivalente a uma compra futura de dólares – oferecidos na primeira hora de pregão. O valor financeiro totalizou US$ 1 bilhão.
“Em um pregão espremido entre o feriado de Tiradentes ontem, e o fim de semana, o volume de negócios tende ser mais baixo e a liquidez reduzida. Contudo, os agentes que não emendaram o feriadão devem ficar atentos aos desdobramentos políticos da presidente Dilma e do vice, Michel Temer”, afirma João Paulo de Gracia Corrêa, superintendente da SLW Corretora.
Há a expectativa se a presidente Dilma Rousseff usará seus cinco minutos de discurso na ONU (Organização das Nações Unidas), por ocasião da cerimônia de assinatura do acordo de Paris sobre o clima, para se defender do impeachment e classificar o processo como golpe.
A presidente pode recuar da ideia após a chuva de críticas, da oposição e do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o ato. No entanto, o assunto inevitavelmente virá à tona na rodada de entrevistas a jornalistas estrangeiros prevista para esta tarde.
Interinamente na Presidência, enquanto Dilma está fora do país, Temer também faz sua ofensiva internacional contra o discurso de Dilma Rousseff de que o processo de impeachment configura um golpe.
Temer concedeu entrevista a importantes veículos internacionais como o “The New York Times”, “The Wall Street Journal” e “Financial Times”. “O fato de ela estar dizendo que eu sou um golpista é obviamente perturbador para mim e para a vice-presidência da República”, afirmou. “Estou muito preocupado com a intenção da presidente de dizer que o Brasil é uma República de menor importância onde há golpes”, disse.
Ao “The New York Times”, Temer declarou que foi tratado de forma terrível pela presidente durante seu tempo no governo. “Passei quatro anos sendo absolutamente condenado ao ostracismo.”
Ao mesmo tempo, Temer segue em sua jornada por nomes fortes para montar sua possível equipe econômica. Segundo fontes ouvidas por O Financista, o objetivo do vice é anunciar sua equipe econômica no dia seguinte à aprovação da admissibilidade do processo de impeachment de Dilma no Senado.
Neste cenário, o dólar à vista tinha alta de 1,08%, cotado a 3,5780%.
No mercado internacional, o Dollar Index – que mostra a variação da moeda frente a uma cesta de seis divisas – avançava 0,32%.