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Dona do Burger King fecha acordo para assumir operações da Subway no Brasil

Medida ainda depende de aprovação do Cade, órgão que já deu aval para a Zamp comprar as operações da Starbucks no País

16 set 2024 - 16h06
(atualizado às 16h37)
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A administradora da Subway antes era a SouthRock.
A administradora da Subway antes era a SouthRock.
Foto: Getty Images

A Zamp, detentora de marcas como Burger King e Popeyes no Brasil, anunciou ao mercado nesta segunda-feira, 16, que assumirá as operações da Subway no País. A medida dependerá de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em fato relevante, a Zamp, por meio de sua subsidiária no Brasil, a Zamp III, informou que as duas empresas firmaram um acordo que prevê o uso da marca e desenvolvimento das operações dos restaurantes Subway.

"Como nova master franqueada exclusiva do sistema de restaurantes Subway no Brasil, a Zamp III passará a administrar a rede de subfranqueados dos restaurantes Subway no Brasil, bem como administrar a cadeia de fornecedores de toda rede, abrir e operar restaurantes próprios do sistema Subway no Brasil", informa o documento, assinado por Gabriel Magalhães da Rocha Guimarães, responsável pelas relações com investidores e diretor vice-presidente financeiro do grupo.

A administradora da Subway antes era a SouthRock, empresa que também detinha as marcas TGI Fridays e Starbucks. A SouthRock está em recuperação judicial desde o final de 2023 e, em outubro do ano passado, sua dívida foi calculada em R$ 1,8 bilhão. O pedido de recuperação judicial foi motivado pela queda nas vendas entre 2021 e 2022, ainda reflexo da pandemia, e pela dificuldade para obtenção de capital de giro, segundo a empresa.

À época, a recuperação judicial da SouthRock não incluía a Subway. A rede de lanchonetes só pediu recuperação judicial no último mês de março - avaliado em R$ 483 milhões, o pedido da empresa é um dos maiores deste ano.

No início de junho, a Zamp, controlada pelo Mubadala Capital, do fundo soberano de Abu Dhabi, fechou um acordo de R$ 120 milhões para a operação da Starbucks no Brasil. Mais tarde no mesmo mês, a Zamp anunciou, por meio de fato relevante, o interesse pela aquisição da Subway no País.

Estadão
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