'E-commerce têm posição estratégica para impulsionar sustentabilidade no mercado', diz CEO da Amazon
Plataforma digital de compras, dirigida no Brasil por Daniel Mazini, lançou ferramenta para ajudar clientes a identificar produtos com características sustentáveis
As plataformas de compras virtuais estão em uma posição estratégica para impulsionar a sustentabilidade no mercado e na sociedade. A visão é do executivo Daniel Mazini, que preside a Amazon no Brasil. Para ele, o que fundamenta essa posição é o fato de o e-commerce ser um canal já consolidado de varejo com múltiplas categorias, ampliando a possibilidade de acesso a produtos sustentáveis.
Além disso, o gestor cita que as plataformas são fundamentais para fornecer informações detalhadas aos consumidores sobre os produtos à venda, oferecendo aos clientes a possibilidade de medir o impacto ambiental de suas escolhas e optar por um consumo mais consciente.
"Essas plataformas têm um papel social importante ao influenciar positivamente seus parceiros e fornecedores, promovendo práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva", diz Mazini. "Assim, o e-commerce não apenas facilita o acesso a produtos, mas também lidera um movimento mais amplo de responsabilidade ambiental."
De olho nessa perspectiva, a companhia passou a disponibilizar no Brasil, em dezembro, uma ferramenta em sua barra de buscas que filtra e identifica características sustentáveis nos produtos, como processo de fabricação com menor impacto ambiental e matérias-primas seguras para o meio-ambiente.
A Amazon percebeu alguma modificação no comportamento do cliente, no sentido de ele estar mais inclinado à compra de produtos amigáveis ao meio ambiente?
Itens e programas relacionados à sustentabilidade têm maior conversão (de compra) em nossas lojas. Nos últimos anos, consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas escolhas. Essa tendência se reflete claramente em um interesse crescente por produtos fabricados com materiais sustentáveis, com embalagens recicláveis ou que demonstrem um compromisso com práticas éticas e responsáveis. Essa mudança não é apenas uma preferência momentânea, mas um movimento significativo em direção a um consumo mais responsável.
Quais as contribuições que plataformas de e-commerce podem oferecer ao mercado e à sociedade no tema de sustentabilidade?
As plataformas de e-commerce têm uma posição estratégica para impulsionar a sustentabilidade no mercado e na sociedade. Primeiro, atuando como um canal consolidado de varejo, multicategorias, capaz de promover e ampliar o acesso a produtos sustentáveis e de conectar consumidores a fornecedores que priorizam práticas ambientalmente corretas. Além disso, são fundamentais em fornecer informações claras e detalhadas para os consumidores a respeito do impacto ambiental de suas escolhas, o que incentiva o consumo consciente. Essas plataformas ainda têm um papel social importante ao influenciar positivamente seus parceiros e fornecedores, promovendo práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva. Assim, o e-commerce não apenas facilita o acesso a produtos, mas também lidera um movimento mais amplo de responsabilidade ambiental.
E quanto às operações?
No âmbito operacional, o e-commerce tem o poder de transformar a logística, otimizando rotas de entrega, reduzindo desperdícios e investindo em tecnologias que minimizem as emissões de carbono. Por exemplo, com a ajuda da IA, conseguimos promover na Amazon iniciativas para reduzir nosso impacto ambiental. Utilizamos algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) para definir o melhor tamanho de embalagens e as rotas mais eficientes de entrega, reduzindo materiais brutos, espaços nos caminhões, tempos de entrega, consumo de combustível e emissões de carbono. Além disso, desenvolvemos um programa corporativo importante, o "Ships in Product Packaging (SIPP)", que tem o objetivo de reduzir a utilização de embalagens secundárias usando a embalagem original do fabricante. No Brasil, cerca de 8% dos envios já são realizados dessa maneira e isso contribui para evitar o uso de mais de 3 milhões de toneladas de embalagens de entrega globalmente na Amazon desde 2015.
Quais as oportunidades e os desafios que essas plataformas encontram para terem uma operação mais sustentável no Brasil?
O Brasil apresenta um cenário único, repleto de oportunidades logísticas para avançar ainda mais em operações mais sustentáveis. Por um lado, a diversidade geográfica e a riqueza em recursos naturais criam um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras, como o uso de energias renováveis nos centros de distribuição e a integração de veículos elétricos ou alternativos na logística. No entanto, desafios consideráveis ainda precisam ser enfrentados. A infraestrutura logística no Brasil, especialmente em áreas remotas, apresenta complexidades para a distribuição de pacotes. Entendemos que a constante preocupação com os negócios, planeta e clientes vai trazer diferentes desafios e resultados a cada ano. Então, é essencial entender que se tornar mais sustentável requer uma abordagem definida e multifacetada, que considere e aborde os impactos ambientais e sociais e sua evolução. Vamos seguir inovando, priorizando o aperfeiçoamento contínuo e a descarbonização de nossas operações.