E-commerce focará no marketing digital em 2015, diz estudo
Uma pesquisa realizada pela empresa Rakuten mostrou que a grande aposta das lojas virtuais em 2015 será o marketing digital. Dos 100 entrevistados entre lojistas, gestores de vendas, gestores de TI, gestores de marketing e funcionários de lojas virtuais, 70% deles responderam que essa será a prioridade do investimento no ano que vem. O restante disse que o foco de investimentos irá para ferramentas e software de gestão (26%), atendimento ao consumidor (21%) e outros (12%).
Em e-commerce, brasileiro gasta tanto quanto o americano
Aprenda cinco dicas fundamentais para abrir uma loja virtual
O estudo também abordou atuação nas redes sociais, atendimento ao cliente, opção de pagamento com carteira digital e participação no mobile commerce, revelando que 83% das lojas virtuais participam ativamente nas redes sociais, sendo o Facebook o principal meio; 90% ainda concentram o atendimento ao consumidor em e-mails; 28% têm presença no mobile commerce, enquanto apenas 7% não pretendem fazer parte dele. Além disso, 51% dos respondentes oferecem a opção de pagamento por carteira digital, contra 36% que não têm interesse nessa opção de pagamento.
A pesquisa foi realizada no dia 14 de outubro, durante o Rakuten Expo, maior evento de lojas virtuais do Brasil, que reuniu mais de 2.500 pessoas em São Paulo para um dia inteiro de palestras e networking. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como construção de uma marca, gestão, e-mail marketing, taxas de conversão, usabilidade, Google, design, atendimento ao consumidor, entre outros.