Procon-SP oferecerá suporte durante 29 horas na Black Friday
Considerada uma das datas mais aguardadas do ano no comércio eletrônico, a Black Friday mobilizou centenas de lojas virtuais e espera faturar cerca de R$ 1 bilhão em vendas, de acordo com a consultoria E-bit. Neste ano, o evento que acontece amanhã recebeu total atenção por parte dos órgãos de defesa do consumidor e outras instituições ligadas ao e-commerce, no sentido de evitar falhas que possam comprometer a credibilidade da data, como aconteceu nos anos anteriores.
Em conjunto com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Fundação Procon-SP elaborou uma lista com diversas recomendações às empresas que irão participar da Black Friday. Entre elas está o serviço de atendimento ao consumidor durante 29 horas, das 19h do dia 27 até às 23h59 do dia 28, sexta, via chat, redes sociais e telefone.
O Procon-SP também recomenda às empresas que forneçam descontos reais; alertas ao consumidor de que apenas colocar o produto no carrinho não significa que ele está garantindo a compra; e que a infraestrutura do site seja reforçada para suportar a grande quantidade de acessos. Além disso, a identificação visual dos produtos que entram nos descontos da Black Friday deverá ser ostensiva.
Aos consumidores, o IDV lembra que muitos e-mails falsos têm sido enviados aos clientes com chamadas de ofertas e descontos. Seus links ou anexos não devem ser abertos.