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E-Commerce

Tenho uma loja física e quero abrir uma online. E agora?

Planejar com cuidado todos os detalhes é importante para o sucesso das suas vendas

26 out 2015 - 09h00
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Mudar de uma loja física para uma online não é um processo tão simples. Na realidade, a primeira etapa é entender por que você pretende fazer essa troca. Especialistas afirmam que o empreendedor deve pensar a empresa como uma só, e com dois canais de venda – o físico e na web. Um erro comum é achar que a loja online tem o poder de salvar uma marca ou serviço que já não está indo bem no segmento de varejo tradicional.

É claro que isso não invalida o projeto de uma loja online. Algumas marcas alcançam maior sucesso nas vendas através de site e devem integrar as duas plataformas. “A loja online valida um pouco a empresa, mostra que tem estrutura física, isso pode ajudar bastante. O e-commerce ajuda o físico, e o físico ajuda o e-commerce”, explica Thiago Sarraf, especialista em mercado na web.

Marketing, logística e investimento são alguns dos pontos essenciais do planejamento
Marketing, logística e investimento são alguns dos pontos essenciais do planejamento
Foto: Rawpixel/Shutterstock

É preciso desenvolver um bom planejamento e pensar em todos os detalhes: equipe, investimento, marketing, metas de faturamento, logística e segurança do site são alguns dos pontos que o empreendedor deve ter em mente. A operação de uma loja online tem alguns pontos-chave completamente diferentes da loja física.

É importante ter em mente que a loja online não é o seu negócio, e sim uma plataforma de compra. “Falamos muito em convergência de plataforma de compra. Se o negócio é físico e online, há uma multicanalidade, não uma competição. Se na loja online há descontos, no físico também deve haver. O cliente é consumidor do físico e do online”, lembra Sarraf.

Veja alguns itens importantes para quem está pensando em abrir uma loja online:

· Certificar-se de que conta com uma equipe de bons profissionais de e-commerce

· Entender que o faturamento depende também do investimento aplicado no desenvolvimento do site

· Pensar como será o estoque: será integrado ao da loja física ou não? Se sim, o sistema utilizado comporta essa integração?

· Usar plataformas tecnológicas de qualidade para manutenção da sua loja online

· Planejar como será feita a logística: um dos pontos essenciais é a entrega

· Incluir o marketing no planejamento

· Ter certificados de segurança no seu site

Fonte: Canarinho Press
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