Economista 'sincerão' revela que teve prejuízos com a Vale e Petrobras
Influenciador de finanças perdeu R$ 50 mil após investir nas duas tradicionais empresas
Charles Mendlowicz, influenciador digital de finanças conhecido como o Economista Sincero, revelou ter perdido R$ 50 mil do seu patrimônio após investir nas ações da Vale e Petrobras.
Em entrevista ao E-Investidor, do Estadão, Mendlowicz contou que o prejuízo aconteceu durante a crise financeira que surgiu com a falência do tradicional banco de investimentos Lehman Brothers em 2008.
Charles Mendlowicz é considerado o segundo influenciador de finanças mais popular do mercado, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Lição
O prejuízo com as duas empresas de maior peso no Ibovespa deixou uma lição que Charles busca repassar nos dias de hoje aos seus seguidores. Segundo ele, é necessário ter paciência e saber se posicionar ao investir em Bolsa.
Hoje, por exemplo, mesmo com a alta dos papéis da Vale e Petrobras e essas companhias serem consideradas boas pagadoras de dividendos, o influenciador prefere investir em outras companhias, consideradas por ele, de menor risco, como Engie, Banco do Brasil e Sanepar.
"O investidor precisa ter paciência e saber se posicionar [...] Na carteira que fiz para a minha aposentadoria, não tentei inventar muito a roda. Hoje, 90% da minha carteira é de ativos tradicionais e 10% de ativos de risco."