Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Efeito DeepSeek nas ações da Weg foi "muito extremo", diz Citi

28 jan 2025 - 13h21
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A reação ao noticiário envolvendo a startup de inteligência artificial chinesa DeepSeek, seu assistente de baixo custo e os possíveis reflexos da inovação em empresas de infraestrutura de IA nas ações da Weg foi "muito extrema", afirmou o Citi em relatório na noite da véspera.

A Weg encerrou o pregão de segunda-feira com queda de 7,88%, após seis altas seguidas, período em que acumulou valorização de quase 8%, em meio à liquidação de ações de empresas de tecnologia e com exposição à IA nos mercados globais, afetadas pelo "efeito DeepSeek".

O assistente de IA gratuito da startup chinesa superou o popular ChatGPT, da rival OpenAI, em número de downloads na App Store, trazendo uma alternativa mais barata de IA, após fortes investimentos na tecnologia por empresas ocidentais.

A equipe de research do Citi, liderada por Andre Mazini, classificou a reação do mercado sobre a empresa de equipamentos eletroeletrônicos como exagerada, avaliando que a grande redução de custo ainda precisa ser comprovada e que a Weg interage com IA por meio de data centers e não de chips de alto desempenho.

Os analistas alertaram para um potencial "paradoxo de Jevons", com a redução de custos mais que dobrando a demanda por tecnologia, e possivelmente aumentando o consumo de energia.

O Citi vê as ações da Weg sendo negociadas a 24 vezes o preço sobre lucro para 2026. Por volta de 13h, os papéis da companhia subiam 1,22%, a 53,96 reais, enquanto o Ibovespa caía 0,47%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade