Eleições, Ciro faz pronunciamento à nação, Boletim Focus e o que move o mercado hoje
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta segunda-feira (26), assim como as bolsas internacionais, após uma semana de estresse no mercado financeiro global, com mais um aumento agressivo do Federal Reserve na taxa de juros e turbulência nas moedas estrangeiras, sobretudo no iene, do Japão, e da libra, na Inglaterra. A semana ... Eleições, Ciro faz pronunciamento à nação, Boletim Focus e o que move o mercado hoje
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta segunda-feira (26), assim como as bolsas internacionais, após uma semana de estresse no mercado financeiro global, com mais um aumento agressivo do Federal Reserve na taxa de juros e turbulência nas moedas estrangeiras, sobretudo no iene, do Japão, e da libra, na Inglaterra.
A semana está recheada de indicadores importantes, como dados preliminares da inflação na zona do euro e o PCE nos EUA - índice de preços favorito do Fed -, ambos na sexta-feira (30). Além disso, a segunda leitura do PIB norte-americano no segundo trimestre sairá na quinta-feira (29), e os investidores seguem receosos com uma recessão na maior economia do mundo devido ao forte aumento nos juros.
No Brasil, as eleições chegam em sua última semana antes do primeiro turno, que definirá cargos para o Legislativo (Senador, Deputado Federal e Estadual) e o Executivo (Presidente e Governador). Na quinta, o debate presidencial na TV Globo deve definir as chances de ocorrer ou não segundo turno, em um cenário praticamente estabilizado das pesquisas, sem oscilações expressivas de Lula e Bolsonaro.
Na agenda econômica local, os principais indicadores serão o IPCA-15 e a ata da última reunião do Copom, ambos na terça; o Índice de Preços ao Produtor de agosto e dados do novo Caged na quarta; e a taxa de desemprego na sexta.
O IPC-S da terceira quadrissemana de setembro de 2022 não registrou variação e acumula alta de 5,11% nos últimos 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 5,4 pontos em setembro, para 89,0 pontos, o maior nível desde janeiro de 2020 (90,4 pontos), conforme mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta segunda-feira (26), acumulando perdas pelo quarto pregão consecutivo, à medida que esforços de bancos centrais para conter o salto da inflação continuam gerando aversão a risco.
▪️Tóquio — Nikkei, -2,66%
▪️Hong Kong — Hang Seng, - 0,44%
▪️Seul — Kospi, -3,02%
▪️Taiwan — Taiex, -2,41%
▪️China —Xangai, -1,20%
▪️China — Shenzhen, -0,75%
Agenda econômica
▪️ Alemanha/Ifo: índice de sentimento das empresas de setembro (5h);
▪️ Boletim Focus (8h25);
▪️ BC: Transações correntes e IDP em agosto (9h30);
▪️ EUA/Fed Chicago: índice de atividade nacional de agosto (9h30);
▪️ Ciro fará pronunciamento à nação (10h);
▪️ Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa do Committee on Economic and Monetary Affairs (10h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Boston, Susan Collins, fala no Greater Boston Chamber of Commerce (11h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participa de evento do Washington Post Live (13h);
▪️ Reino Unido: Membro do Comitê de Política Monetária do BoE Silvana Tenreyro faz discurso no E-Axes Forum webinar (13h);
▪️ Balança comercial semanal (15h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, discursa no Massachusetts Institute of Technology (MIT) (17h);
▪️ Pesquisa Ipec (ex-Ibope) para presidente (21h);
▪️ China/NBS: lucro industrial (YTD) de agosto (22h30).
*Com BM&C Now e BDM