Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em 1º mês, 12 mil pessoas passam sem pagar pedágio 'free flow' em SP; veja como funciona

Quem passa pelo pedágio 'free flow' tem até 30 dias para efetuar o pagamento da taxa; caso contrário, terá que pagar uma multa

7 nov 2024 - 14h06
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Exibir comentários
São Paulo tem o seu primeiro pedágio 'free flow'.
São Paulo tem o seu primeiro pedágio 'free flow'.
Foto: Divulgação/EcoNoroeste

Cerca de 12 mil motoristas não pagaram a tarifa no primeiro mês de funcionamento do pedágio do tipo free flow, instalado na Rodovia Laurentino Mascari, em Itápolis, no interior de São Paulo.

A modalidade consiste em deixar a passagem livre aos motoristas, que precisam pagar o valor do pedágio posteriormente, em dos canais disponibilizados pela concessionária. Eles têm um prazo de até 30 dias para realizar o pagamento; quando não o fazem são multados.

O dado de evasão ao pedágio foi obtido pelo jornal Folha de S.Paulo, com a concessionária EcoNoroeste. O número representa 8,4% do total de veículos que passaram pelo pedágio no período de 4 setembro a 4 de outubro. Segundo a empresa, a inadimplência afetou a receita em 7%.

O pedágio fica localizado no km 179 da SP-333 e tem tarifa de R$ 8,90, para aqueles que não têm desconto. Os veículos de passeio e comerciais possuem descontos, em cada passagem com uma tag válida, que variam de 5 a 96%.

A multa para quem não paga o pedágio free flow é de R$ 195,23, além de desconto de cinco pontos na carteira, por ser considerada uma infração grave de trânsito.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), existem alguns meios oferecidos para realizar o pagamento do pedágio. São eles:

  • Por meio da plataforma Pedágio Pay, no site e no aplicativo disponível no sistema iOS e Google Play Store;
  • Whatsapp (0800 326 3663);
  • Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333. São aceitos pagamentos com cartão de crédito, débito, Pix e dinheiro, quando o usuário optar por pagamento presencial no SAU, que pode ser realizado por meio de uma atendente ou via totem de autoatendimento.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade