Em propaganda, Petrobras fala em superação e melhorar gestão
Envolvida em denúncias de corrupção e com problemas no balanço do 3º trimestre de 2014, petroleira diz que vai superar qualquer desafio em peça publicitária
Quase como que um pedido de confiança, em sua propaganda mais recente, divulgada no último dia 24 de janeiro, a Petrobras fala em superar desafios e aprimorar “a governança e a conformidade na gestão”.
Desde setembro do ano passado, quando a Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na petroleira, veio à tona, a atual diretoria, comandada por Maria das Graças Foster, tem sido questionada sobre a condução dos negócios da estatal.
“Superação: desde o começo a nossa história está repleta desta palavra”, diz o narrador no início do vídeo.
A temática é repetida diversas vezes na peça publicitária. “Década após década, desafio após desafio, seguimos em frente.” Em um dos últimos trechos, o narrador diz: “Seja qual for o desafio, a nossa melhor resposta sempre será aquela palavra que nos acompanha desde o começo: superação”.
Em função dos casos de corrupção, que tem causado um grande impacto no desempenho da petroleira na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), agentes do mercado, no Brasil e no exterior, tem questionado a permanência da atual diretoria no comando da estatal, demonstrando pouca confiança na gestão da empresa.
Na quarta-feira, a Petrobras divulgou o balanço não auditado do terceiro trimestre de 2014, inicialmente previsto para ser publicado em novembro passado. Sem mencionar as possíveis baixas contábeis em função da Operação Lava Jato, o documento aponta um lucro líquido de R$ 3,087 bilhões no período, resultado que indica queda de 38% em comparação com o segundo trimestre de 2014.
Após a publicação do documento, as ações da petroleira fecharam em baixa de mais de 10%, levando o Ibovespa, principal índice da Bolsa, a fechar em queda de 1,85% na quarta-feira.
Na manhã desta quinta-feira, a Petrobras figurava entre os Trending Topics (assuntos mais comentados) na rede social Twitter no Brasil.