Empreender: verbo coletivo (na periferia)
Entender que o bem coletivo precisa ser alcançado é um dos segredos para o sucesso nos negócios na periferia
Produto de baixa qualidade. Fruto de crime. Contrabando. Muita gente ainda pensa dessa forma ao ser questionado sobre o empreendedorismo na periferia. Puro preconceito, pois nada disso é verdade, como o David Nemer, professor da Universidade da Virgínia, nos EUA, me contou durante o videocast que gravamos para o Unbox.
Ao contrário, é possível encontrar ideias inovadoras e galgadas em um espírito coletivo, que trazem benefícios à comunidade toda, não somente a quem empreende. Afinal, quanto mais a comunidade prospera, melhor é (também) para os negócios dentro da favela.
Neste terceiro bloco do videocast "O digital, a periferia e as novas relações de trabalho", feito pelo Projeto Unbox, David Nemer responde de bate e pronto às perguntas que o Unbox quer saber. Assista agora!
(*) Rodrigo Guerra é especialista em finanças e inovação. As duas áreas não costumam ser associadas, mas quando estão lado a lado, elas conseguem transformar projetos inovadores em prática diária nas empresas. No Unbox, do qual é fundador, realiza uma curadoria de conteúdos fundamentais para impulsionar as mudanças urgentes e necessárias de pessoas, negócios e da sociedade.