Empreendimentos de alto padrão se destacam no mercado imobiliário mesmo com alta dos juros
Saiba mais sobre as apostas do segmento que prometem mudar a forma de viver bem e com qualidade em grandes cidades
O mercado imobiliário brasileiro bateu recorde em 2024 com crédito de R$ 312 bilhões, impulsionado por baixa renda e luxo. Projetos como PARC Autódromo em Pinhais e TEMPO na Praia Brava destacam urbanismo sustentável e alto padrão.
O mercado imobiliário bateu um novo recorde em 2024, com o volume de crédito imobiliário alcançando R$ 312 bilhões no país, de acordo com dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). O crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelos segmentos de baixa renda e alto padrão.
Apesar da expectativa de desaceleração neste ano, refletida na projeção da Selic para 2025, estimada em 15% — com previsão de recuo para 12,5% em 2026 —, o mercado de imóveis de alto padrão segue resiliente. Empreendimentos de luxo, avaliados a partir de R$ 2 milhões, continuam atraindo compradores, assim como estúdios na faixa de R$ 400 mil a R$ 420 mil, que despertam o interesse de investidores e jovens profissionais em busca de moradia próxima ao trabalho ou à universidade.
Além disso, alguns projetos vão além do impacto no setor imobiliário e transformam diretamente a dinâmica urbana das cidades. Os bairros planejados têm ganhado força em outras regiões. É o caso do PARC Autódromo, projeto da BairrU e planejado por Jaime Lerner e o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. Localizado em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a fórmula é baseada no novo urbanismo sustentável, aberta ao público, com parque e outras opções de lazer para os 10 mil moradores esperados e para a comunidade do entorno. O espaço reúne também moradia e trabalho no mesmo lugar e a curta distância de um local ao outro.
Com foco na mobilidade urbana, o PARC Autódromo foi planejado para que tudo esteja ao alcance de uma caminhada. Está localizado a 18 minutos do centro da capital, a 10 minutos do Jardim Botânico e a 25 do Aeroporto Internacional de Curitiba, e é próximo a hospitais, shoppings e escolas de referência. Com área de mais de 560 mil metros quadrados, dos quais 130 mil m² (cerca de 20 campos de futebol) são de áreas verdes e de lazer, o espaço mescla as áreas de uso residencial, comercial e serviços com a área pública. O empreendimento terá mais de 40 torres residenciais e corporativas, além de 300 terrenos para casas.
O VGV estimado do projeto é de R$5 bilhões e consolida um modelo que tem ganhado espaço em diversas regiões do país. As pré-vendas começaram no dia 25 de janeiro em um Box de Experiências montado no local para interessados vivenciarem de forma interativa o conceito do bairro-parque de perto.
Há também novos players no setor, que trazem sofisticação e novas tendências para o altíssimo padrão. A incorporadora Müze anunciou recentemente seu primeiro projeto, um branded residence na Praia Brava, em Itajaí, litoral de Santa Catarina. Com Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em aproximadamente R$ 2,5 bilhões, o TEMPO apresenta um design assinado pelo renomado escritório Foster + Partners. O projeto combina uma área residencial e um hotel operado pela rede Emiliano, oferecendo 83 aptos e 47 suítes de hotel, além de uma ampla gama de amenities. Há também um jardim central com 90 metros de largura e 400 metros de profundidade, e as varandas de cada moradia, que possuem uma arquitetura única, se relaciona com o oceano e a floresta.
A tendência dos branded residences perpétua também fora do Brasil, mas como um mercado atrativo para investidores brasileiros. É o caso dos projetos da Related Group, em Miami, sendo que 60% dos empreendimentos comercializados pela empresa, que chegam até US$ 2 bi, são de compradores da América Latina, principalmente do Brasil, México e Colômbia. A Related possui grandes lançamentos na Flórida previstos para 2025.
O St. Regis Resort e o Residences Bahia Mar, em Fort Lauderdale, serão empreendimentos de luxo que impactam o local em que estão inseridos. O projeto Bahia Mar, criado pelo Related Group, conta com comodidades exclusivas, tendo a intenção de transformar a região em uma “mini Mônaco”. Paralelamente, Related Group e o BH Group estão lançando o Viceroy Residences Aventura, o primeiro novo condomínio da cidade de Aventura, na Flórida, em anos, com 274 residências de luxo e comodidades que vão desde piscina estilo resort, muito comum nos Estados Unidos, porém com spa, coworking e bares exclusivos. Ambos os projetos refletem o impacto na região e como a inovação imobiliária está ganhando destaque em criar experiências de vida sofisticadas no sul da Flórida.