Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Emprego na zona do euro aumenta, PIB cresce em linha com esperado

14 nov 2024 - 07h51
(atualizado às 07h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O emprego na zona do euro aumentou um pouco mais do que o esperado no terceiro trimestre e a economia se expandiu em um ritmo moderado, mantendo vivas as expectativas de um pouso suave após mais de um ano de quase estagnação, mostraram novos dados nesta quinta-feira.

O nível de emprego na zona do euro cresceu 0,2% no trimestre, duas vezes acima do previsto em uma pesquisa da Reuters com economistas, elevando a taxa de crescimento para 1,0% na base anual.

Embora o crescimento do emprego continue relativamente fraco, os números ainda podem aliviar os temores de que uma desaceleração no mercado de trabalho possa arrastar o bloco para a recessão, especialmente devido à fraca demanda externa e ao fraco desempenho da indústria.

A economia da zona do euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, informou o Eurostat, confirmando a estimativa preliminar, que foi duas vezes maior do que os economistas esperavam.

As empresas têm mantido os trabalhadores apesar do fraco crescimento, temendo que contratá-los de volta seja tão difícil quanto encontrar mão de obra qualificada no período pós-pandemia.

Porém, os juros altos, a redução das margens corporativas, a recessão industrial e o consumo privado anêmico estão aumentando o fluxo de notícias negativas, o que pode convencer as empresas de que manter o excesso de mão de obra não vale os custos.

Entretanto, indicadores concretos, como os dados desta quinta-feira ou um número anterior que mostra que a taxa de desemprego se manteve em um nível recorde de 6,3% em setembro, contestam essa narrativa e confirmam que o mercado de trabalho continua apertado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade