Empregos em alta para 2023 incluem segurança digital e sustentabilidade; veja lista
Levantamento do LinkedIn reforça tendências do mercado de trabalho, como forte demanda em tecnologia e atenção ao usuário; vaga em ESG aparece de forma inédita
Tecnologia, cibersegurança e experiência do usuário seguem como áreas com empregos em alta para 2023, segundo levantamento do LinkedIn. A lista anual divulgada pela rede social profissional aponta uma tendência semelhante a do ano passado, mas com destaque para o cargo de gerente de sustentabilidade, que aparece pela primeira vez.
O estudo analisou milhões de empregos iniciados por usuários da plataforma entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de julho de 2022 a fim de calcular uma taxa de crescimento para cada cargo. Ao agrupar cargos idênticos e excluir estágios, voluntariado, funções temporárias e de estudantes, estabeleceu-se um ranking dos 25 empregos que mais cresceram no período.
A lista apresenta cargos que refletem tendências da sociedade também, como o debate sobre ESG (princípios ambientais, sociais e de governança), com consumidores mais conscientes. De fato, os chamados "empregos verdes" têm crescido e o Brasil responde por 10% da geração de emprego sustentável no mundo. No levantamento do LinkedIn, o cargo de gerente de sustentabilidade aparece na 19ª posição.
Já os cargos relacionados ao aperfeiçoamento da experiência dos usuários, a sistemas de análises de dados e segurança digital estão no topo da lista. O cenário é reflexo das mudanças que as empresas tiveram de passar nos últimos anos em função da pandemia, com intenso processo de transformação digital. Nesse escopo, a função de analista de privacidade fica em primeiro lugar.
Segundo Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil, a nova lista de empregos em alta "também traz informações que podem ajudar na tomada de decisão sobre novos caminhos profissionais e na preparação para o trabalho do futuro".
Flexibilidade no trabalho
A pandemia mostrou aos funcionários e candidatos a emprego que a flexibilidade é um caminho para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, a demanda por vagas remotas ou híbridas encontram resposta na análise do LinkedIn. Segundo a plataforma, houve maior disponibilidade de vagas remotas no País com base nos anúncios feitos entre outubro de 2021 e outubro de 2022.
O destaque fica para o analista de desenvolvimento de sistemas, que tem 100% de vagas remotas anunciadas na rede. Em seguida vêm engenheiro(a) de qualidade de software (81,1%), desenvolvedor(a) de back-end (68,3%), especialista em cibersegurança (66,7%), líder de gerentes de produto (63,8%), engenheiro(a) de confiabilidade de sites (61,9%) e redator(a) com foco em experiência do usuário (61,1%).
No geral, as cidades que mais apareceram no ranking de oportunidades foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Detalhes sobre as competências exigidas para cada um dos cargos e setores que mais contratam estão neste link.
Os 25 empregos em alta para 2023
- Analista de Privacidade
- Especialista em Cibersegurança
- Especialista em Capacitação em Vendas
- Líder de Gerentes de Produto (Group Product Manager)
- Representante de Desenvolvimento de Negócios (Business Development Representative - BDR)
- Engenheiro(a) de Cibersegurança
- Diretor(a) de Receita (Chief Revenue Officer)
- Engenheiro(a) de Dados
- Analista de Desenvolvimento de Sistemas
- Pesquisador(a) em Experiência do Usuário
- Designer de Conteúdo
- Engenheiro(a) de Qualidade de Software
- Desenvolvedor(a) de Chatbot
- Analista de Marcas
- Engenheiro(a) de Confiabilidade de Sites
- Desenvolvedor(a) Back-end
- Gerente de Crescimento (Growth Manager)
- Executivo(a) de Contas de Grandes Contratos (Enterprise Account Executive)
- Gerente de Sustentabilidade
- Especialista em Experiência do Cliente
- Redator(a) SEO
- Analista de Sucesso do Cliente
- Coordenador(a) de Segurança da Informação
- Redator(a) com Foco em Experiência do Usuário (UX Writer)
- Analista de suporte de TI