Empresa cinquentenária dá 3 dicas sobre longevidade nos negócios
Menos de 40% das empresas brasileiras conseguem sobreviver após os cinco primeiros anos
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em 2021, mostram que menos de 40% das empresas fundadas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos de atuação. Na contramão desse cenário, empresas tradicionais seguem atuando com as novas tecnologias. Uma dessas empresas é a Vetor Editora, primeira organização a adaptar testes psicológicos para a realidade da população brasileira, com pesquisas e coleta de dados por região, escolaridade e idade.
O CEO Ricardo Mattos, que está à frente da empresa há mais de 11 anos, elencou três dicas e alguns dos aprendizados desses anos de atuação que podem auxiliar futuros empreendedores.
Seja resiliente
Todo empreendimento oferece desafios a serem superados e muitos deles vem acompanhado de novas oportunidades de crescimento.
“Como somos uma empresa de vanguarda e líder do mercado, o desafio constante sempre será o desenvolvimento do mercado. Podemos citar como exemplo, a migração da avaliação feita em papel para o modelo online. Como todo o modelo bem consolidado, a quebra de paradigmas é um processo que exige bastante resiliência”, diz Ricardo.
Acompanhe as mudanças do mercado e inove quando preciso
Quando uma empresa cresce, o desafio chega. Por isso é de extrema importância que CEOs e diretores estejam atentos às oportunidades de mercado. A pandemia, por exemplo, impulsionou organizações a desenvolverem novas plataformas e soluções que acompanhassem também a mudança do seu público.
“A nossa plataforma VOL Vetor Online, por exemplo, foi criada para atender uma demanda de avaliação psicológica a distância que cresceu exponencialmente e que até então ainda não fazia parte do nosso modelo de negócios. Foi diante desse contratempo que enxergamos uma oportunidade de crescer”, explica o executivo.
Valorize o seu cliente
Parece óbvio, mas oferecer um atendimento ao cliente de qualidade e excelência pode gerar muitos frutos positivos a longo prazo.
“Ter esse olhar atento aos nossos clientes, tratar com respeito todos eles ao longo dessa jornada também foi fundamental para o fortalecimento da nossa marca. Um dos nossos propósitos com a Vetor Editora é manter a qualidade e a cientificidade nos materiais que editamos e ofertamos ao mercado. Acreditamos que muito do sucesso da nossa atuação durante todos esses anos vem desse compromisso com a seriedade dos nossos conteúdos”, finaliza ele.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.