Empresa das empresas: brasileiro cria plataforma para conectar startups a grandes negócios
Fundada em 2019, Evox Global já certificou 100 startups e ajudou mais de 20 grandes corporações
Gilmar Batistela, fundador e CEO da Evox Global, é um apaixonado pela área de tecnologia e inovação. Vocacionado para o mundo dos negócios, o empreendedor de 64 anos atua como agente facilitador na conexão entre startups e grandes empresas com desafios tecnológicos. Em entrevista ao Terra, Batistela contou sobre sua trajetória e da revolução que sua empresa tem feito no mercado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com 17 anos, Batistela deixou uma cidade no interior de São Paulo chamada Monte Castelo e foi para a capital, onde foi estudar e começou tudo do zero. Bacharel em matemática, o empreendedor fez carreira como programador. Começou prestando serviços para empresas nacionais e do mercado financeiro até criar seu primeiro negócio, a Resource IT.
Dono de uma das maiores empresas de software do Brasil e no mercado há 30 anos, em 2014, quando a empresa estava indo super bem, Batistela decidiu ir morar nos Estados Unidos. Cinco anos depois, o empreendedor resolveu vender a Resource IT. A empresa, vendida em 2019, tinha 3.000 funcionários e um faturamento de quase R$ 500 milhões.
Com 59 anos a época que se desfez do negócio e morando nos EUA, muitos poderiam pensar que o empresário iria descansar e aproveitar a fortuna que construiu ao longo de décadas de trabalho. No entanto, movido a desafios, Batistela resolveu desenvolver e encarar um novo negócio, ou melhor, criar uma empresa das empresas. Assim nasceu a Evox Global.
A empresa foi desenvolvida no Vale do Silício em 2019 e chegou três anos depois no Brasil. A Evox Global é uma multinacional que atua estrategicamente na identificação dos desafios de negócio, para entrega das soluções das startups mais adequadas e no apoio na implementação das soluções, assumindo toda a responsabilidade contratual entre as partes em relação à implantação da solução identificada.
Criada a partir de um investimento inicial de R$ 15 milhões, a Evox se posiciona como um motor de inovação no Brasil, reduzindo pela metade o tempo que empresas levam para encontrar as melhores soluções, com um portfólio diversificado de soluções em áreas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e visão computacional.
“O nosso propósito é levar inovação para todas as empresas de grande porte e de multinacionais de uma forma rápida, segura, simples e fácil. Conforme o tempo vai passando, as empresas vão sendo mais apertadas para correr atrás da tecnologia e, para essa empresa, trazer a inovação que ela quer, ela garimpa num mercado muito amplo, de muitas opções, ecossistemas. Nós resolvemos isso”, diz Batistela.
A Evox Global impulsiona a inovação por meio de uma Plataforma de Soluções de Startups Certificadas, que fortalece e leva a inovação a novos horizontes em empresas de médio e grande portes, com menos riscos e mais rapidez. A empresa já certificou 100 startups e ajudou mais de 20 grandes corporações em seus processos de Open Innovation, modelo onde as empresas estão dispostas a cooperar com terceiros para encontrar soluções inovadoras
Case de sucesso
Com escritórios nos Estados Unidos e no Brasil, além de correspondentes em diversos países e continentes, a Evox proporciona aos empreendedores de startups escalarem seus negócios, cruzando fronteiras ao obter alcance ao mundo corporativo de diferentes geografias.
A empresa se diferencia por assumir o contrato junto aos clientes empresariais, identificando e entregando a melhor solução com segurança por meio de processo próprio de validação, gestão e curadoria. O case de maior sucesso da empresa foi com o cliente ELO, no projeto DREX, piloto do real digital, que adotou a plataforma da Bitshopp, tornando-a seu parceiro tecnológico.
- 1 - Piloto Real Digital DREX
Cliente: ELO
Startup: Bitshopp
Desafio: A ELO desejava participar do Piloto Real Digital promovido pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e ser um dos consórcios selecionados. Para isso, precisava de uma parceira tecnológica com experiência em blockchain Hyperledger Besu, a tecnologia escolhida pelo Bacen.
Atuação da Evox Global: Identificou a necessidade da ELO e trouxe ao projeto a Bitshopp, uma das startups mais promissoras do mercado de tokenização. A Bitshopp se destacou por sua experiência em Hyperledger Besu e pela capacidade de oferecer uma infraestrutura robusta para tokenizar qualquer tipo de ativo. Além disso, a startup apresentou módulos acelerados que agilizaram a implementação do projeto DREX.
Solução oferecida: Solução de tokenização de ativos da Bitshopp
Resultados e Benefícios
- ELO em Destaque no Consórcio DREX: A parceria possibilitou que a ELO se tornasse uma das protagonistas no consórcio do DREX. A empresa destacou-se em relação aos outros consórcios, sendo frequentemente a primeira a executar todos os fluxos propostos pelo Bacen.
- Suporte Integral: A disponibilidade do time da EVOX Global e da Bitshopp garantiu suporte contínuo durante todo o processo.
- Novo Modelo de Inovação Aberta: A colaboração entre ELO e Bitshopp demonstrou a eficácia do modelo da EVOX Global, que facilita a integração entre grandes empresas e startups inovadoras.