Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Empresa é multada em R$ 3 milhões por avaliações falsas em produtos à venda na Amazon

Caso envolvendo "sequestro de resenhas" de outros produtos enganava consumidores para aumentar vendas

11 abr 2023 - 10h58
(atualizado às 11h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Empresa foi multada em R$ 3 milhões por avaliações falsas em site da Amazon
Empresa foi multada em R$ 3 milhões por avaliações falsas em site da Amazon
Foto: Nature's Bounty / The Bountiful Company

A varejista de suplementos The Bountigul Company, fabricante das vitaminas Nature's Bounty e outras marcas, foi condenada a pagar uma multa de US$ 600 mil (cerca de R$ 3 milhões, segundo conversão feita em 11/04/23) por enganar clientes na Amazon com avaliações falsas. A condenação foi dada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.

A jogada de marketing, que foi chamada de 'sequestro de resenhas' pela comissão, explora um recurso da Amazon que permite aos vendedores solicitar a criação da 'variação' entre diferentes produtos. Assim, é possível aproveitar as avaliações de usuários entre produtos que diferem muito pouco entre si.

Segundo o jornal local TechCrunch, o recurso estava sendo utilizado pela empresa para produtos recém-lançados no mercado, captando avaliações de produtos mais antigos da mesma marca e já consolidados no varejo.

O usuário, sem saber da jogada de marketing fraudulenta, lia as avaliações positivas do produto antigo pensando que se referiam ao novo lançamento.

“Impulsionar seus produtos sequestrando as classificações ou críticas de outro produto é uma tática relativamente nova, mas ainda é a velha propaganda falsa”, disse Samuel Levine, diretor do Bureau of Consumer Protection da FTC, em fevereiro.

Com a decisão, a Bountiful terá que pagar a multa milionária para os consumidores. A empresa também foi proibida de fazer esse tipo de manobra novamente, além de não poder usar “táticas de avaliação enganosas que distorcem o que os consumidores pensam sobre seus produtos ou serviços", segundo determinado pela FTC.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade