Empresa encontra um dos maiores diamantes do mundo em Botsuana
Pedra preciosa foi extraída da mina de Karowe, localizada no nordeste de Botsuana
Uma das maiores pedras de diamante já encontradas no mundo, com 2.492 quilates, foi descoberta em uma mina no país de Botsuana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 22, pela empresa de mineração canadense Lucara Diamond.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A pedra preciosa foi extraída da mina de Karowe, localizada no nordeste de Botsuana, a aproximadamente 430 quilômetros da capital, Gaborone.
A empresa não revelou o valor estimado da pedra, tampouco forneceu informações detalhadas sobre sua qualidade. No entanto, considerando seu tamanho, a pedra é comparável ao Cullinan, o maior diamante já descoberto, com 3.016,75 quilates, encontrado na África do Sul em 1905.
"Estamos entusiasmados com a recuperação deste extraordinário diamante de 2.492 quilates. É um dos maiores diamantes brutos já descobertos e foi detectado graças à tecnologia de raios-X Mega Diamond Recovery da empresa", afirmou o CEO da Lucara, William Lamb.
Com uma população de 2,6 milhões de habitantes, Botsuana é reconhecido como um dos maiores produtores mundiais de diamantes, sendo esta a principal fonte de riqueza do país.