Empresa têxtil anuncia demissão em massa de trabalhadores após parceria com a Shein
Fábrica de Blumenau tem 1,2 mil funcionários e desligamentos podem chegar a 700 funcionários
A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que mantém uma unidade em Blumenau e estabeleceu uma parceria de produção com a Shein, comunicou ao Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sintrafite-SC) que realizará demissões em larga escala no mês de julho. A informação foi divulgada por meio de um ofício enviado pela empresa à categoria na última sexta-feira, 30.
Conforme informado pela diretoria do sindicato, o ofício mencionava a demissão de 841 funcionários. No entanto, durante uma reunião posterior, a empresa comunicou que os desligamentos de cerca de 700 trabalhadores teriam início a partir da próxima semana.
No comunicado enviado aos trabalhadores de Blumenau, a Coteminas informou que as rescisões contratuais seriam parceladas em até 15 vezes. O documento mencionou também que a empresa tinha a necessidade de realizar desligamentos de funcionários no mês de julho, para garantir a continuidade de suas operações.
As diretrizes para a rescisão de contratos de trabalho estão estabelecidas nos artigos 477 a 491 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A reportagem do Terra tentou contato com a empresa, mas não teve resposta até a publicação desa matéria. O espaço segue aberto para manifestações.