Empresária larga carreira pra investir em fralda pra cachorro
Hoje ela fatura com produtos como pasta de dente com carvão para cachorro
Os pets já fazem parte da família do brasileiro. E esse é um setor que cresceu demais nos últimos anos. Segundo o Sebrae, atualmente o país possui 83,4 mil microempreendedores individuais (MEI) que investem no segmento pet. Em 2012 eram 18 mil, ou seja, um crescimento de 363%. Desse total, 78% (65,4 mil) são de MEIs. E mesmo durante a pandemia, 22,9 mil CNPJs em atividades ligadas ao setor pet foram criados.
“Nos dois últimos anos, quando as pessoas ficavam mais tempo em casa, elas acabavam curtindo mais os pets e consequentemente queriam investir mais na saúde e na estética dos animais, então acabou aumentando a procura por produtos de higiene, saúde e beleza para eles”, explica Carol Vaz, que nunca se imaginou como uma empreendedora do setor pet.
No meio do caminho estavam os pets
A trajetória profissional de Carol mudou por conta de uma necessidade de sua cachorra Jully, uma Llhasa Apso. O animal tinha a síndrome do ovário policístico (SOP), então a empreendedora acabou vivendo o caos por conta do cio bastante longo.
“Decidi então procurar em lojas especializadas fraldas caninas, porém, não encontrei em nenhum lugar e os donos dos estabelecimentos diziam para improvisarmos fraldas infantis”, afirma.
O que fazer quando o que você busca simplesmente não tem no mercado? A empreendedora decidiu criar por conta própria uma fralda confortável para a Jully. Depois de vários testes, adaptações e pesquisas, ela conseguiu desenvolver a fralda ideal para sua cachorra. E assim nasceu o projeto Dog’s Care.
“Sou formada em Direito e sonhava em passar em um concurso público, mas depois do que eu passei com a Jully e o processo de criação com a fralda, a ideia de ter meu próprio negócio aflorou”, diz.
Carol então largou a carreira em produção de eventos para focar na abertura de um negócio para pets. Em um primeiro momento, ela pensou na ideia de criar um pet shop, mas percebeu que o mercado já estava saturado. Foi então que ela percebeu que a fralda para pets era uma ideia pioneira e que poderia ajudar outros tutores que passaram pelo mesmo problema que o dela.
“Comprei aquelas máquinas de fraldas que sempre passavam nos comerciais de TV e aluguei um espaço em uma distribuidora de bebidas”, ressalta. “A fralda até foi bem recebida pelo mercado pet, mas os consumidores ainda não estavam totalmente preparados para receber essa novidade, pois não existia em nenhum lugar esse tipo de produto.”
A inovação que vem com ideia dos parceiros
A primeira grande mudança aconteceu quando um distribuidor sugeriu para a empresa a criação de tapetes higiênicos enquanto a ideia de uma fralda para pets não emplacava no mercado. A ideia deu certo e hoje o portfólio de produtos conta com acessórios, produtos de higiene e dermocosméticos.
Febre nos últimos anos, o carvão acabou sendo visto com frequência em xampus, cremes de massagem e principalmente nos cremes dentais. De olho nesse nicho, a marca lançou um creme dental com carvão ativado feito para os pets.
“Por conta da nossa história, ousadia e pioneirismo, nós queremos cada vez mais investir em produtos diferenciados e capazes de melhorar a vida dos pets”, finaliza Carol.